Aprenda a organizar a sua mala do jeito certo e faça uma viagem tranquila.
Segundo o Journal of Personality and Social Psychology, viajar ajuda a equilibrar as emoções, diminuindo a incidência de problemas que afetam a saúde mental. Para tornar esse momento ainda mais prazeroso, é fundamental ter em mãos a travel bag e nécessaire ideais, com todos os itens necessários para que o seu passeio seja tranquilo.
Confira, abaixo, o que considerar na hora de escolher e montar essas bagagens.
Meio de transporte
Cada meio de transporte possui restrições próprias acerca do tamanho e peso das bagagens. Por exemplo: em viagens de ônibus, a mala do bagageiro não pode pesar mais de 30 quilos ou ter mais de um metro de dimensão. Então, antes de escolher a sua travel bag, confira essas restrições.
Além disso, se você planeja levar muitos itens durante a viagem, fique atento ao máximo de bagagens permitidas, comprando previamente capacidade extra. Outro detalhe: conheça os itens proibidos de cada meio de transporte, deixando-os de fora da sua travel bag e evitando problemas durante o passeio.
Destino
Os itens de uma viagem são definidos, sobretudo, por seu destino. Por exemplo: roupas de banho, ao mesmo tempo em que são fundamentais para destinos praianos, são inúteis para lugares frios, sem praia ou piscina.
Também considere se, ao chegar no local da viagem, será necessário carregar a travel bag nas mãos ou até mesmo andar por um longo percurso com ela — se a resposta for positiva, prefira malas de carrinho e não as encha demais.
Duração da viagem
Não tem jeito: quanto mais longa for a viagem, mais itens será necessário levar. Afinal, você vai precisar utilizar mais peças de roupas, sapatos, produtos de higiene pessoal, etc. Portanto, separe o que for primordial para atender às suas necessidades durante esse período, dando preferência a objetos que não podem ser comprados no destino.
Ao final, escolha uma travel bag que comporte tudo — sem ultrapassar os limites do meio de transporte, claro.
Estação
Antes de definir quais peças de roupas farão parte da sua bagagem, saiba qual o clima mais comum do seu destino durante o período da viagem, sobretudo em passeios internacionais. Com isso, você elimina da lista objetos incompatíveis com a estação do lugar e não deixa de levar nenhum item essencial para viver na temperatura do destino.
Passeios
Quais lugares você vai visitar durante a viagem? Praias ou ambientes fechados? Locais simples de turismo ou mais sofisticados? Todos esses fatores são determinantes para escolher as roupas, sapatos e acessórios que vão na sua travel bag. Portanto, faça uma lista desses possíveis destinos e leve isso em consideração ao montar a mala.
Dica: leve uma peça-coringa, que sirva tanto em passeios mais simples como em locais que exijam trajes arrumados.
Além de te ajudar a preparar a bagagem, definir os passeios antes de viajar favorece a economia, pois os ingressos podem ser mais baratos quando comprados com antecedência. Essa organização prévia também evita aborrecimentos, como ao conseguir ingressos para uma atração especial, por exemplo.
Dica bônus: foque no essencial
No momento de empolgação, é comum encher a mala de itens que não serão tocados durante a viagem. Então, mantenha os pensamentos em ordem e coloque na bagagem apenas objetos indispensáveis.
Aposte em peças e sapatos neutros e de fácil combinação entre si, deixe de lado itens oferecidos pela hospedagem e, sobretudo, os que só vão ocupar espaço na mala — evitando a sobrecarga e taxas extras.
Sem falar que, ao levar a travel bag muito cheia, não terá lugar para as compras, presentes e demais lembrancinhas. Aproveite as nossas dicas e tenha uma boa viagem!