Descubra dicas de decoração sustentável, aprenda a deixar sua casa mais linda e melhore sua qualidade de vida
Adotar um modo de vida mais sustentável significa um maior cuidado com a natureza e com a preservação dos recursos naturais. Isso impacta diretamente na nossa qualidade de vida, pois aprendemos a ter um consumo mais consciente.
A decoração sustentável nos ensina a escolher móveis, itens e tudo o que precisamos para nossa casa de uma forma consciente. Desde objetos simples de decoração até um guarda-roupas modulado pensado especialmente para você, o consumo consciente nos ensina a diminuir os impactos na natureza. E isso nos garante uma maior qualidade de vida e também nos ajuda a economizar.
Conheça cinco técnicas de decoração sustentável que irão contribuir para o seu bem-estar e o da sua família.
1 – Reutilizar materiais
Nossa primeira dica é reutilizar materiais. Existem vários itens, como móveis antigos, tecidos, resíduos de construção, entre outros, que você pode aproveitar e utilizar na decoração da sua casa.
Para isso você deve usar a sua imaginação e criatividade. Por exemplo, um armário antigo pode ganhar um visual novo se você decidir pintá-lo. Isso também se aplica a vários outros objetos. O importante é escolher materiais que podem parecer inúteis à primeira vista e usá-los como itens de decoração.
Além de aproveitar os objets que você já tem em casa, ir em brechós também é uma boa opção. Lá você consegue comprar vários móveis antigos de boa qualidade e com menor preço, que só precisam de uma pequena reforma para combinar com a decoração da sua casa.
Essa é uma ótima forma de consumo consciente, porque, em vez de comprar móveis novos, você reaproveita vários itens que poderiam ser jogados fora.
Também é possível reaproveitar muitas roupas. Ao escolher peças que sejam necessárias e úteis para combinar vários looks, você economiza dinheiro, espaço em sua casa e diminui o impacto que o excesso de roupas e acessórios tem no meio ambiente.
2 – Tenha plantinhas
Ter plantas em casa garante um ambiente arejado e fresco. Para criar o seu próprio jardim em casa você pode escolher um cômodo específico na sua casa para colocar os seus vasos ou pode deixá-los espalhados pelos ambientes.
Existem muitas plantas que se adaptam a vários lugares, então você consegue cultivar temperos e flores, por exemplo. Algumas são indicadas para ficar dentro de casa, enquanto outras são perfeitas para colocar na varanda. Então é só decidir onde você prefere deixar os seus vasos e aproveitar cômodos mais frescos e arejados.
3 – Aproveite a iluminação natural
Uma das maiores preocupações em uma decoração sustentável é a iluminação. Usar lâmpadas artificiais é necessário, mas você consegue diminuir seu uso em várias situações.
A iluminação natural é a opção ideal não apenas para economizar na conta de luz, mas também melhora a sua qualidade de vida, pois conseguimos nos concentrar melhor, já que ela cansa menos os olhos.
Para aproveitar a luz solar, escolha janelas de vidro, use cortinas claras e deixe-as abertas para que o cômodo fique iluminado por mais tempo. Outra dica é escolher cores claras para as paredes e móveis, porque isso ajuda a deixar o ambiente mais claro.
4 – Conheça telhados verdes e paredes ecológicas
Os telhados verdes são uma técnica de arquitetura sustentável, uma cobertura vegetal feita com grama e plantas. Foram desenvolvidos com o objetivo de oferecer isolamento térmico, acústico e drenar a água das chuvas. Essa é uma solução que foi criada pensando no cuidado com a natureza e com a tentativa de diminuir o impacto no meio ambiente.
As paredes ecológicas também são uma opção para quem quer deixar suas paredes fresquinhas. Também conhecidas como jardins verticais, essas paredes são cobertas com vasos com várias plantas e flores. Isso faz com que o cômodo, mesmo nos dias mais quentes, fique arejado e melhora a qualidade do ar.
5 – Deixe os cômodos bem ventilados
A última técnica impacta em toda a casa. Deixar os ambientes bem ventilados diminui a necessidade de utilizar ar-condicionado ou ventilador. Além disso, os cômodos recebem mais luz solar, o que contribui para um menor gasto com luz elétrica.
A boa ventilação da casa pode ser feita deixando cortinas e janelas abertas, apostando em ambientes com menos itens e que permitam a circulação do ar. Isso não irá afetar apenas a conta de luz, mas fará bem à sua saúde.