Use a criatividade e deixe o ambiente aconchegante; só não esqueça de considerar a funcionalidade do espaço
As salas com cozinhas integradas conquistaram as pessoas. Podem aparecer nos apartamentos compactos, com o intuito de aproveitar melhor o espaço disponível ou pelo interesse de deixar a cozinha como protagonista de um ambiente da casa.
Não importa qual seja o motivo, o mais importante é pensar na decoração, na disposição de objetos, dos sofás, cadeiras, mesas e até de eletrodomésticos, como a geladeira e o fogão. Quer arrasar no décor? Confira as dicas e aproveite!
Defina a funcionalidade
O primeiro passo para começar a decorar é pensar na função do espaço integrado. Há a intenção de cozinhar em casa? Reunir a família? Precisa de um lugar para guardar os alimentos? Após analisar tudo isso é só deixar a imaginação à solta.
Por exemplo, se você prefere uma sala maior e uma cozinha menor, vale a pena investir nos móveis planejados. Inclusive, esta é uma das sugestões de decoração que você encontrará mais abaixo.
Aposte nas bancadas
As bancadas assumem dupla função nas salas integradas: podem ser usadas para compartilhar as refeições e para marcar a divisão entre os dois ambientes. Fica claro que ali termina a cozinha e começa a sala de estar.
Não quer usar a bancada para as refeições? Aproveite para apoiar itens mais utilizados, como cesto de pão, pote de açúcar e bolachinhas. Neste caso, é indicado ter uma mesa pequena na sala, próxima da bancada.
Capriche na iluminação
A iluminação é uma das principais responsáveis pela sensação de um ambiente acolhedor. Assim, você precisa saber como trabalhá-la, ainda mais em espaços conjugados, nos quais é importante ter a sensação de amplitude.
Uma dica é trocar as lâmpadas centralizadas por aquelas ao redor do cômodo, isso se você puder reformar ou ainda estiver na etapa da construção. Não é o seu caso? Invista nas luminárias e veja se a luz natural pode ser aproveitada.
Use cores para dividir
Há quem prefira manter os dois cômodos com o mesmo padrão de cores, porém, estas também servem para demarcar onde termina a cozinha e começa a sala. O truque está em deixar cores mais quentes perto da geladeira e do fogão, o laranja e o amarelo são boas sugestões.
Quando chegar na sala faça uma mudança gradual para cores mais frias e aconchegantes. Só não se esqueça de observar se os tons combinam. O amarelo, por exemplo, pode ser acompanhado de um azul ou marrom.
Deixe o sofá separar tudo
Os móveis podem delimitar o fim da sala e o início da cozinha. Caso não queira usar a bancada, o sofá cumpre bem a função, ficando de costas para a cozinha. Aposte em tons mais escuros, como o preto, e materiais com menos risco de absorver odores, como o couro ou a napa.
Atrás do sofá, dando início ao cômodo integrado, pode ficar uma mesa de até quatro lugares. Assim, quando a família está fazendo as refeições, pode, ao mesmo tempo, acompanhar algo que passa na TV.
Opte pelos móveis planejados
Espaços integrados, na maioria dos casos, são sinônimo de menos espaço disponível. Com isso, é preciso aproveitar ao máximo o cômodo sem deixar o ambiente poluído.
Os móveis planejados podem ser de grande ajuda, já que são desenvolvidos de acordo com o local onde vão ficar. Na cozinha, é válido para os armários, na sala para a mesa, apoio da televisão, mesas de centro e de canto.
Crie divisões diferentes
Para dividir os espaços, além dos móveis e das cores, é válido usar a criatividade e tentar algo diferente. Portas de vidro e telas são indicadas, pois não dão aquela sensação de um espaço mais apertado.
Se faz questão de uma porta, as opções com espaços vazados, mas sem os vidros encaixados, também são charmosas.