Um relacionamento saudável e estável é algo que, de certa forma, precisa de trabalho e cooperação de ambas as partes. Uma parte não deve fazer mais que a outra, enquanto a outra não deve se contentar com nada. Saber as características de um relacionamento saudável é um dos primeiros passos para construir uma relação melhor entre parceiros e tentar revitalizar seus laços.
No Brasil, é comum que mulheres estejam insatisfeitas com seus parceiros, seja de forma geral ou sexual, em uma relação conjugal ou não. Esse número é tão alto, mas muitos não entendem a razão. Isso se dá por conta de muitas pessoas não se preocuparem em aprenderem sobre as características de um relacionamento saudável, o que dificulta a noção sobre o assunto.
Portanto, compreender o que são as características de um relacionamento saudável e como ajudar uma relação a se tornar melhor são noções básicas que todo casal deve ter. Isso não deve ser feito apenas do lado feminino, mas deve também ser recíproco do lado masculino, desejando o melhor para a relação mútua dos dois.
Quais as características de um relacionamento saudável?
Antes de entender como melhorar a vida a dois, o ideal é prestar atenção naquilo que é modelo de sucesso. As características de um relacionamento saudável são várias, nem todas podem ou devem ser alcançadas por todos casais, mas existem alguns pontos básicos que todo casal deve manter em mente para seguir tendo uma relação que seja de sucesso.
Por falta de acesso a essa informação, muitos casais não têm um norte para seguir quando desejam, de fato, melhorar sua relação a dois. No Brasil, só em 2021, o índice de divórcio e separações cresceu de forma estrondosa apenas em seu primeiro semestre, o que demonstra a falta de noção sobre as características de um relacionamento saudável. Por isso, se um casal continua se questionando sobre a qualidade de seu relacionamento, é bom prestar atenção em algumas características.
Comunicação bem feita
Um dos maiores erros de muitos casais é se comunicar de forma errada, ruim e até agressiva, discutindo ao invés de sentar-se para comunicar seus sentimentos e pensamentos. Muitas vezes, é possível ver casais que nem mesmo tentam praticar a comunicação e guardam tudo para si mesmos.
Em uma relação a dois, seja um namoro ou casamento, é preciso que haja uma troca de informações sobre o que está sentindo, seja negativo ou positivo, seja sobre o parceiro ou sobre uma situação externa e isso precisa ser feito de forma respeitosa e calma, isso é, na medida do possível. Um parceiro ideal não julga o outro pelos pensamentos e sentimentos compartilhados e, muito pelo contrário, visa ajudar a compreender a situação e até mesmo sugerir soluções.
Vida sexual ativa
É comum que muitos pensem que a vida sexual ativa seja um mito no casamento, ainda mais com a presença de crianças dentro de casa. Porém, um casal que valoriza seu tempo junto entre quatro paredes é um casal que também valoriza um ao outro. Há como ter uma vida sexual ativa e interessante, mesmo após o casamento.
Ter uma vida sexual ativa e interessante ajuda a levantar os ânimos e também demonstra o amor contido na relação um com o outro. A adição de novos itens no momento íntimo, como uma lingerie nova, um brinquedo ou outras opções também é algo que está incluso nas características de um relacionamento saudável, sempre buscando algo novo e excitante para deixar seu parceiro feliz.
Você pode fazer o que desejar
Isso não significa, claro, traição ou qualquer coisa do tipo. Uma das maiores características de um relacionamento saudável é que ambos parceiros se dão valor e também dão confiança ao máximo um para o outro, isso permite que ambos possam, por exemplo, sair com amigos ou ir até um local sozinhos, sem que o outro desconfie de traição ou algo pior. Ter confiança em um parceiro é a chave para que haja felicidade em um relacionamento.
Como seguir as características de um relacionamento saudável?
Para realmente melhorar um relacionamento, o trabalho deve vir de ambos os lados. Não há como trabalhar para fazer um relacionamento melhor sem a dedicação de ambos, mulher e homem. Por isso, é importante que, como mencionado antes, haja comunicação sobre a situação e o desejo de mudança.
Após que esse desejo seja passado para o parceiro, um casal pode investir em praticar novas maneiras. Além disso, existem diversos programas de terapia para casais que permitem uma melhora ainda mais rápida e de sucesso com a ajuda de um profissional da área.
Para ter as características de um relacionamento saudável, é preciso, acima de tudo, paciência e perseverança, pois a mudança de comportamento dentro de um relacionamento pode demorar de semanas a meses. Mas, se o casal realmente se amar, isso não será um problema.