As diferentes modelagens de sutiãs são pensadas para dar conforto e também para valorizar o corpo nas peças de roupas
O sutiã se tornou um item quase indispensável no guarda-roupa feminino. Disponível nas mais diferentes modelagens, para todos os tamanhos, essa peça ajuda a compor looks e a valorizar o corpo.
Hoje em dia, existe sutiã para todo tipo de decote: redondo, quadrado, em V, tomara que caia, um ombro só, gola alta, decote nas costas, transparente, alcinha, nadador, decote profundo e por aí vai. O decote é o modelo de recorte escolhido para determinada roupa, normalmente localizado na parte superior da peça.
Ao combinar o sutiã com o decote da roupa, a ideia é minimizar os detalhes que roubam a atenção na composição do look. Ou, ao contrário, explorar o próprio sutiã na composição do look. Seja qual for o objetivo, a lingerie deve proporcionar conforto acima de tudo.
Na lista abaixo, separamos dicas para quem quer encontrar o sutiã mais adequado para cada decote.
Decote canoa
Esse formato de decote é oval e pode variar no nível de abertura até os ombros. Quanto mais extenso for na lateral, menos espaço sobra para acomodar a alça de um sutiã. Pensando nisso, o modelo ideal é o sutiã tomara que caia, que deixa os ombros e o colo totalmente livres.
Decote em V
Com diferentes profundidades, esse decote segue o formato de V no sentido da barriga. O ideal é encontrar um sutiã que acompanhe a mesma modelagem e profundidade do decote, a fim de deixar toda a lingerie escondida. Uma das principais opções de lingerie é o modelo push-up.
Decote careca
Mais democrático, impossível. Esse é o decote mais comum e fácil de utilizar, presente nas camisetas de algodão, por exemplo. Com formato redondo e na altura da base do pescoço, o decote careca aceita todo tipo de sutiã. A lingerie fica sempre escondida, facilitando a combinação entre peças. Atente-se à cor da roupa.
Decote coração
Nesse caso, a regra é um pouco parecida com a do decote em V. Para explorar a profundidade do decote, deixando apenas partes do corpo expostas, é interessante procurar por sutiãs que combinem sustentação e profundidade.
O decote em coração costuma ter as costas e ombros fechados, o que facilita a escolha de uma lingerie mais reforçada nessas regiões. Uma sugestão interessante é o modelo balconet.
Decote gola alta
Assim como a gola careca, a gola alta cobre tudo. As escolhas mais confortáveis e elegantes para esse modelo de roupa são os sutiãs de cobertura total, ou o tipo Demi. Ambos oferecem sustentação firme e modelam os seios.
Decote de um ombro só
O decote de um ombro só é um tanto quanto desafiador. Aqui a solução é recorrer aos modelos de sutiãs com alças removíveis e reposicionáveis. Teste combinações e encontre a mais confortável e adequada para a profundidade do seu decote.
Decote nadador
Em vez de explorar o colo, esse decote deixa parte das costas e ombros à mostra. Por isso, é necessário procurar por modelos que façam um X nas costas, impedindo que as alças da lingerie fiquem expostas. O modelo pode ser com ou sem bojo, em diferentes formatos.
Decote quadrado
O decote quadrado virou tendência nos últimos anos, deixando o colo de fora, com um formato criativo. Nesse caso, é interessante explorar um sutiã que tenha alças e boa sustentação, mas com um decote mais profundo e baixo, como o balconet.
Decote frente única
Para deixar as costas livres, o ideal é apostar em um modelo de alças removíveis. Dessa forma, é possível fixar o sutiã em volta do pescoço.
Decote com costas de fora
Outro modelo desafiador em termos de lingerie. Normalmente, o fecho dos sutiãs está localizado nas costas. Quando o decote é profundo, o ideal é apostar nos sutiãs colantes, que dispensam as alças e fechos, oferecendo boa sustentação.