Os pisos cerâmicos são peças essenciais de muitas obras, sendo um tipo de piso extremamente recomendado para certas partes da casa. Uma obra precisa ter um ótimo acabamento e bons materiais para ser de sucesso, portanto é recomendado que o dono da casa se atente para obter os melhores produtos e considere além dos preços, sua resistência e qualidade, além de seu valor estético para a casa.
O piso cerâmico é um tipo de piso com muito valor estético, pois oferece muita beleza ao ambiente do local e possui a oportunidade de ter diferentes tipos de desenhos em sua superfície, tornando dele ideal para locais externos, cozinha ou banheiro. O conforto desejado e a personalidade do dono da casa só pode ser alcançada a partir de ótimas escolhas de material durante o planejamento.
É bom saber mais sobre esse tipo de piso e considerar ele para uma obra, porém é bom também notar que o piso cerâmico pode ser um pouco escorregadio, portanto é bom ter cuidado sobre sua aplicação e se o cômodo onde foi aplicado não possui água constante no local, assim evitando acidentes e outras situações negativas.
Quem pensa em adicionar o piso cerâmico em sua obra deve saber mais sobre os diferentes tipos que existem e como são classificados, além de entender quais os melhores locais para optar por adicionar esse piso e quais suas vantagens principais.
O que é piso cerâmico?
O piso cerâmico é um tipo de piso que faz o uso da mistura entre argila e outros compostos químicos em sua produção, levados a uma temperatura estimada em 850ºC. Já que o piso contém essa mistura de materiais, as peças sempre apresentam diferentes cores, podendo variar entre marrom e preto ou cores como verde.
Os tamanhos e modelos também são muito versáteis por conta desse fator, podendo ser aplicado em todos os tipos de ambientes. Isso faz do piso cerâmico uma das opções mais populares para quem está construindo ou reformando sua casa.
Quais os tipos de pisos cerâmicos?
Para determinar os tipos de pisos cerâmicos é preciso dividir eles entre grupos de A, B e C e D. Essa classificação é feita considerando sua resistência individual, no caso do piso cerâmico tipo A, por exemplo, o piso é muito mais resistente e com defeitos quase que invisíveis. Eles costumam ter garantia dos fabricantes e serem considerados premium, além de serem resistentes ao contato com produtos químicos.
Os pisos B e C já se enquadram em uma categoria um pouco menos resistente, pois são intermediários, possuindo algumas falhas no modelo, com defeitos visíveis nas peças e ainda possuindo garantia de fábrica. Os tipo D possuem defeitos visíveis e ainda não possuem a garantia, sendo o tipo mais simples de piso cerâmico.
A escala PEI também é usada para determinar os tipos de piso cerâmico. Esse termo vem do inglês, significando “Porcelain Enamel Institute” e ela é usada para classificar a resistência à abrasão das peças de cerâmica esmaltada. Essa escala usa valores diferentes para cada categoria.
Vantagens de escolher a cerâmica para o piso residencial
A cerâmica é produzida com a ajuda da argila e, portanto, é um tipo de material extremamente resistente que oferece uma opção com diversos tipos de acabamentos. Além disso, existem algumas outras vantagens a serem consideradas para usar esse material no piso residencial.
Variedade
Por ser feito a partir da argila e elementos químicos, essa mistura oferece um tipo de modelo, cor, tamanho e mais diferente para cada piso de cerâmica. Portanto, existe uma variedade incrível de materiais.
Resistência
O quão resistente esses pisos são é a questão que trabalha sua categoria específica, portanto já é de se assumir que a resistência deles é um ponto forte. Eles são altamente resistentes ao contato com produtos químicos, por exemplo.
Preço
Comparado a outros tipos de pisos, o piso cerâmico possui um ótimo custo benefício para quem busca esse material para sua obra.
Fácil de limpar
Para limpar um piso cerâmico, é preciso ter apenas uma vassoura ou rodo junto de água e sabão neutro, não é necessário aplicar grande força nele, pois sua textura não permite que sujeira grude em grande quantidade na superfície.
Em quais ambientes posso optar pelo piso cerâmico?
O piso cerâmico pode estar presente em qualquer local da casa, desde a varanda até a cozinha ou a garagem. A maior questão a considerar para cada local é o nível de PEI de cada piso cerâmico, pois sua resistência é importante para o tipo de pressão aplicada sobre ele em cada local.
Para locais internos, é recomendado que o piso tenha uma PEI entre 1 e 3, enquanto para locais externos é recomendado que a PEI seja entre 4 e 5. Quanto maior a PEI, maior a resistência contra desgaste do esmalte.