O uso de roupas impróprias pode atrapalhar sua prática de esportes radicais e até mesmo colocar em risco a sua segurança.
Você sabia que estar usando uma roupa confortável pode fazer toda a diferença na sua prática de um esporte de aventura? Além dos looks fitness específicos para essas modalidades serem super estilosos, eles trazem mais conforto e segurança para a sua prática.
A roupa deve variar conforme o esporte, pois cada um tem suas exigências e especificidades. Por exemplo, as recomendações para esportes radicais na água diferem das recomendações de um esporte radical no ar.
Se você se interessa nesse mundo da aventura, continue lendo para dicas de vestuário para as principais modalidades.
Roupas para slackline
O slackline se popularizou muito nos últimos anos, principalmente por conta de seu baixo custo e de sua praticidade, podendo ser praticado em diversos locais. Apesar dessa popularização, que leva essa modalidade a ser muitas vezes confundida com uma brincadeira, o slackline é um esporte radical.
A vestimenta ideal para o slackline é extremamente simples: um shorts ou uma leggin na parte inferior, pois, a intenção dessas peças é não restringir a movimentação; e uma camiseta ou um top na parte superior. As roupas para o slackline devem ser sempre muito confortáveis.
Uma vertente, ainda mais radical do esporte, é o highlining. Nessa modalidade o equilíbrio é feito nas alturas. A mesma recomendação, de se usar roupas confortáveis e que permitam uma boa flexibilidade, ainda é extremamente válida, mas nessa vertente muitas vezes são necessárias roupas térmicas para as baixas temperaturas e ventos fortes que podem ser encontrados nessa modalidade.
Roupas para bungee jumping e paraquedas
O bungee jumping é uma modalidade de esporte radical onde muitos praticantes casuais acabam não se atentando para as vestimentas ideais. Esse esporte não se resume apenas a saltar de locais altos preso a um elástico, existem técnicas e métodos para sua prática.
O vestuário ideal, no bungee jumping, ajuda a potencializar o salto e evitar acidentes. As roupas devem permitir a flexibilidade do corpo e ser confortáveis, evite peças muito largas que podem descolar do corpo durante a queda, por exemplo, saias, vestidos e até mesmo camisetas muito largas, de modo a evitar que você se distraia na hora do salto e possa aproveitar toda a adrenalina.
Para a prática de paraquedismo, as recomendações de roupas leves e confortáveis são as mesmas, porém você deve ficar atenta a como a roupa ficará disposta por baixo do macacão de voo.
Roupas para trekking
As roupas para a prática de trekking variam conforme o clima, relevo e dificuldade do percurso.
Camisetas de dry fit são ideais para compor a camada base de roupas, essa camada fica em contato direto com o corpo e deve permitir a respiração da pele. Para a prática em um local frio, essa camada pode ser uma segunda pele que expulsa a umidade para o lado oposto ao que está em contato com a pele.
A segunda camada de roupas deve ser um fleece. O fleece propriamente feito para práticas ao ar livre, pois seu tecido é leve e respirável. As gramaturas de fleece variam de acordo com a rigorosidade do frio que ele conseguirá aguentar, para frios mais rigorosos o indicado são gramaturas altas e temperaturas mais amenas exigem gramaturas menores.
A terceira e última camada é composta por uma jaqueta impermeável, ela deve ser de um tecido respirável e impermeável, indicada para suportar a quantidade de chuva e vento do local que você irá praticar o trekking.
Para a parte inferior do corpo, prefira calças de poliéster e poliamida que evaporam o suor mais rápido. Além disso, aposte em meias de lã sintética, que são próprias para o esporte e possuem uma tecnologia diferente das meias comuns.