Conforme os anos passam estão surgindo cada vez mais tendências de moda que chegam para ficar, e as estampas tie dye são um bom exemplo disso. Apesar de ter uma origem um tanto quanto mais antiga, no período de quarentena elas voltaram a fazer bastante sucesso.
O tie dye havia sumido um pouco das tendências de moda em meados dos anos 2000, mas esse sumiço não durou muito tempo, tanto que voltou a fazer sucesso ultimamente e promete continuar fazendo durante muito mais tempo.
Afinal de contas, “na moda nada se cria, tudo se transforma”, ou seja, algo que foi tendência há muitos anos, pode facilmente voltar a fazer parte da moda atual, mesmo que de uma forma diferente. E foi exatamente isso que aconteceu com o estilo tie dye.
Para você ter uma ideia do tamanho do sucesso que o tie dye está fazendo ultimamente, muitas atrizes e cantoras famosas estão inovando a maneira de usar o tie dye para compor seus looks. O uso desta estampa vai desde as roupas, até as unhas e a composição da make.
Dessa forma, é possível ver porque o tie dye está fazendo tanto sucesso, não é mesmo? Pois é algo extremamente versátil que pode ser utilizado para compor os mais diversos tipos de looks das mais diversas formas.
Contudo, existe alguma coisa no tie dye que faz com que ele seja mais utilizado no verão do que em qualquer outra estação do ano. Mas por que será que isso acontece? O que faz com que a popularidade do tie dye aumente mais no verão? É exatamente isso que você irá descobrir neste artigo.
Então, se você quer saber o que torna a estampa tie dye tão popular no verão, continue lendo e aprenda, até mesmo, a fazer suas próprias roupas com estampas tie dye.
Qual é a origem das estampas tie-dye?
Basicamente, tie dye significa “amarrar e tingir”, o que explica muito bem porque os desenhos da estampa ficam daquela forma. A popularidade do tie dye surgiu entre as décadas de 60 e 70 durante o auge do movimento hippie. Mas estima-se que a técnica de “amarrar e tingir” seja muito mais antiga do que isso.
Alguns registros mostram que a técnica do tie dye é milenar, e datam do século VI e VII, quando começaram a torcer os tecidos para tingi-los a fim de misturar as cores e criar um estilo de roupa totalmente novo e muito mais colorido.
No Japão, a técnica do tie dye é conhecida como “shibori”, enquanto na Índia, eles chamam de “bandhani”. Mas independente do nome, o fato é que a técnica é sempre igual, ou pelo menos muito semelhante.
O que pode mudar de um lugar do mundo para o outro é a forma como a amarração do tecido é feita para o processo de tingimento e o tipo de pigmento utilizado para tingir os tecidos.
Por que o tie-dye está fazendo tanto sucesso no verão?
Finalmente, descobriremos porque as camisetas femininas, vestidos, shorts, calças, biquínis e outras peças de roupas em tie dye fazem tanto sucesso no verão. A resposta é muito simples e está ligada ao estilo da estampa.
A estampa tie dye, além de ser colorida (o que é a cara do verão), também concede um ar despojado para todo e qualquer look, e o melhor, sem perder a elegância. Ou seja, ao mesmo tempo que você tem um look despojado e fresco para o verão, você consegue ter um look elegante e, se for o caso, até sofisticado.
Por conta disso o tie dye é um tipo de estampa tão utilizado mais no verão do que nas outras estações do ano, e cada vez mais pessoas ao redor do mundo estão aderindo ao uso do tie dye.
Como fazer um tie-dye em casa?
Criar uma estampa tie dye é uma das coisas mais fáceis que existe, e o mais legal de criar a própria estampa é que, dependendo da amarração que você fizer, a sua criação ficará totalmente única e será uma estampa inovadora e diferente de todas as outras que existem.
Então, se você quer aprender como fazer uma estampa tie dye para alguma roupa sua, veja agora como é simples criar a sua própria roupa tie dye:
- A primeira coisa que você deverá fazer é pegar um barbante, corda ou elástico e amarrar toda a roupa que deseja tingir da forma que desejar, pois é essa amarração que irá definir como a estampa ficará;
- Agora chegou a hora de tingir, para isso, umedeça a peça de roupa e depois vá mergulhando cada espaço nas tintas escolhidas. A quantidade de cores pode ficar a seu critério;
- Por fim, após a secagem da peça, basta lavá-la e depois desfazer as amarrações e pronto, você tem uma peça tie dye totalmente personalizada.