Ele pode ser instalado em qualquer cômodo: no quarto, na sala, na cozinha, no banheiro. Veja algumas ideias para te inspirar.
Você acha que falta algo no seu ambiente, mas não sabe o quê? Então você precisa conhecer o painel ripado, item simples, acessível, cheio de personalidade e que pode ser o toque que faltava na sua decoração.
Uma das grandes vantagens desse elemento é sua versatilidade. O painel ripado combina com os mais diferentes estilos de decoração, dos mais rústicos aos sofisticados. Além disso, o item fica bem em praticamente qualquer cômodo da casa.
Ele também pode assumir várias funções na decoração: como cabeceira da cama, para esconder as fiações de eletrônicos (como da televisão na parede) ou como divisória de ambientes, por exemplo. A seguir, confira algumas inspirações para usar esse elemento no quarto, na sala, na cozinha, no banheiro, onde quiser.
Como cabeceira é clássico no quarto
Um dos usos mais comuns do painel ripado é como cabeceira da cama box. Basta escolher uma peça cujo acabamento combine com o restante da decoração, que não tem erro.
No entanto, esse não é o único uso possível no quarto. O painel ripado pode ser apenas um elemento decorativo naquela parede do cantinho ou em cima da mesinha de cabeceira, iluminado por um abajur. Também funciona bem para dividir ambientes, criando um closet improvisado, por exemplo.
Na sala dá um ar rústico e chique
Depois da cabeceira, outro dos usos mais comuns do painel ripado é na sala, na parede da TV para esconder os fios e dar um ar marcante ao local. Mas esse é só um dos usos possíveis. Um painel ripado de tom mais escuro fica perfeito até como parede inteira.
Se você tem um barzinho na sala, também pode usar esse elemento, já que uma parede assim fica ótima próxima a mesinhas, estantes e cristaleiras, de preferência em um tom de madeira que converse com o do painel.
Na cozinha pode ter mil funções
Um dos ambientes onde o uso do painel ripado mais tem se popularizado é na cozinha. Em uma cozinha com cores claras e elementos clássicos, fica muito elegante, mas também combina com ambientes mais descontraídos e cheios de cores, dando uma sensação de aconchego.
Ele fica ótimo como fundo para prateleiras ou para instalar ganchos para pendurar panelas, canecas, colheres e outros utensílios, mas esse é apenas um dos usos possíveis. Também fica um charme naquela parede onde serão instalados eletrodomésticos embutidos, como micro-ondas e máquina de lavar louça.
No banheiro combina com espelhos
O painel ripado também pode ser instalado em um pedacinho da parede do banheiro, quebrando um pouco a “frieza” desse ambiente. Fica bom para colocar um espelho de corpo todo na parede ou próximo de elementos como o suporte para toalhas ou de papel higiênico.
Vai bem até com decoração minimalista
Os painéis ripados de tons claros interagem bem com poucos móveis e design minimalista, deixando os seus ambientes clean e cheios de estilo ao mesmo tempo. Isso pode ser feito na sala, na cozinha, no quarto, onde você quiser (e até em mais de um cômodo). Se o ambiente tiver móveis de madeira, melhor ainda.
Painel ripado e plantas são par perfeito
Uma parede (ou parte dela) com painel ripado também fica perfeita para pendurar algumas plantas ou instalar prateleiras para suportar os vasos. Essa combinação dá certo em qualquer ambiente da sua casa, tanto nas áreas internas quanto nas externas.
Madeira e verde combinam muito bem e deixam qualquer ambiente mais aconchegante. Mas é preciso ter cuidado para não molhar o painel na hora de regar as plantas, pois isso pode danificar a madeira.