Conheça a incrível história do gin, uma das bebidas mais famosas do mundo e companheira de soldados há muitos anos.
Nos últimos anos, o gin passou a compor alguns dos drinks que caíram no gosto popular brasileiro. A bebida, que fez muito sucesso na década de 70, foi deixada um pouco de lado durante esses anos, mas está voltando com força total, principalmente na coqueteleira.
Pelo fato de as pessoas voltarem a apreciar essa bebida, vamos contar um pouco sobre sua história e como ela se tornou popular. Passaremos por sua criação e pontos importantes de sua trajetória, mostrando que o passar do tempo só fez bem a essa incrível bebida. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o gin, um dos destilados mais pedidos nos bares.
História do gin
Muitos dizem que o gin tem sua origem na Inglaterra, mas, na verdade, ele ficou popular entre os ingleses, porém sua origem é holandesa. Em meados do século XVII, Francisco de la Boie, também conhecido como Sylvius, professor e médico, passou a dedicar seu tempo para pesquisar uma fórmula medicamentosa.
Na ocasião, ele estava obstinado a criar um medicamento que ajudaria nas complicações renais. Em uma das tentativas de criar essa medicação, ele juntou o zimbro ao destilado de cereais e, com isso, nasceu o primeiro gin da história.
O nome do destilado é o resultado de um compilado das variantes do zimbro, que em holandês é genever, em francês genievre e em italiano genipro. Na Itália, para ser mais exato na região da Toscana, é onde existem as principais produtoras de zimbro.
O que Francisco não esperava é que o remédio fosse tão acolhido pela sociedade, a ponto de ser consumido por quem não tinha problemas renais. Dessa forma, o preço acessível e o sabor característico fez com que o destilado caísse nas graças da comunidade.
Na Guerra dos Trinta Anos, essa bebida foi aliada dos soldados ingleses. Nesse caso, a bebida servia para espantar o frio que assolava as regiões durante a guerra, se tornando um grande amigo. Mesmo depois de voltar para casa, os combatentes continuaram degustando o destilado.
Gin: bebida marcante na Inglaterra
A popularização dessa bebida foi muito marcante para a Inglaterra. Desde que passou a ser produzida e vendida como bebida destilada, ela não parou de surpreender e a principal explicação para isso pode ser encontrada em seu processo de fabricação.
Junto ao zimbro e álcool de cereais, os alquimistas que dedicam seu tempo para a produção dessa bebida se valem da criatividade para produzir também os rótulos. Em sua receita base, diversos botânicos são colocados a partir de uma combinação de sabores e aromas, tudo em grande harmonia.
O processo de maceração também é muito importante. Geralmente, o gin permanece dentro do alambique de cobre por cerca de 24 horas. Nesse local, são macerados não apenas o zimbro, mas vegetais de diversos tipos, que compõem o sabor único da bebida.
O segredo de um bom gin
Vale ressaltar que cada fabricante conta com um processo de preparo diferente. Ou seja: as receitas nunca são compartilhadas e os segredos são guardados a 7 chaves, o que faz com que nenhuma marca de gin seja igual à outra, já que cada um tem sua característica específica de preparo.
Porém, a bebida só pode ser considerada um gin se contar com o zimbro em sua composição. A destilação é o ponto principal que dá o sabor característico do destilado. Em consequência disso, algumas marcas fazem a redestilação para potencializar a receita.
O London Dry é uma das bebidas que passam por redestilação, por exemplo. Em sua receita, ele conta com o equilíbrio entre as sementes de alcaçuz, raiz de angélica e coentro, trazendo um sabor único ao gin.
Os gins ingleses são os mais famosos do mundo, por isso algumas pessoas acreditam que o gin foi criado na Inglaterra. A versão holandesa segue um caminho diferente. O produto é mais encorpado, pois sua fabricação é feita em alambique de tipo pot.
Enfim, com a popularização da bebida novamente entre os públicos atuais, é bom conhecer um pouco sobre sua história, certo? Peça um gin da maneira que você quiser, pois uma bebida como esta pode ser feita de todo jeito, cada uma com características únicas.