Os cães são excelentes companhias para os mais variados momentos do dia, seja para ficar apenas descansando no sofá, para brincar e, até mesmo, para praticar esportes, afinal, os cães também precisam se manter em forma e, pensando nisso, neste artigo você obterá algumas dicas para praticar esportes com seu cão.
Afinal, praticar esportes faz bem para todo mundo, e praticar esportes na companhia do seu melhor amigo canino com certeza é ainda melhor, contudo, existem algumas dicas de ouro que você pode seguir para fazer isso da melhor forma possível, pois os pets precisam de ainda mais cuidados do que nós, humanos.
Além disso, essas dicas para praticar esportes com seu cão irão te ajudar muito na hora de escolher o tipo de esporte que deseja praticar com ele, pois é preciso ficar de olho em muitos fatores, como a idade do cãozinho, o porte, o tamanho e muitas outras coisas.
Geralmente, as pessoas escolhem atividades mais simples como caminhar ou correr, contudo, se você deseja diversificar e procura algo diferente, existem algumas opções de esportes que você pode praticar com o seu cão que, eu garanto, você irá ficar extremamente surpreso.
Além do mais, diversificar o tipo de esporte é muito importante para evitar a fadiga muscular do cãozinho, pois praticar todos os dias os mesmos movimentos, ao longo do tempo, pode prejudicar a saúde e causar lesões irreversíveis, e com certeza não é isso que queremos para nossos amigos peludos, não é verdade?
Sendo assim, sem mais delongas, vamos agora às dicas para praticar esportes com seu cão para que, tanto ele quanto você, tenham uma vida mais ativa e menos sedentária.
8 dicas para praticar esportes com seu cão
Seguir à risca todas as dicas abaixo antes e ao praticar esportes com o seu cão, é muito importante para que ele não fique com a saúde prejudicada, pois o intuito da prática de esportes é proporcionar uma vida mais longa e saudável para o seu pet.
Faça exames no seu pet
Antes de iniciar a prática esportiva com o seu cão, leve ele ao veterinário e faça todos os exames que o veterinário julgar necessário, pois você precisa chegar se a saúde do pet está ok e quais são os limites e as condições físicas dele.
O comprimento do focinho importa
Cães com focinhos e narizes mais curtos ou achatados tendem a ter mais problemas respiratórios e a serem mais sedentários, dessa forma, esportes mais intensos e prolongados não são os mais indicados para eles.
A idade do cão também importa
Cãezinhos mais jovens tendem a suportar sessões de exercícios mais longas e intensas do que os mais idosos, por conta disso, escolha uma atividade que esteja de acordo com as limitações dele.
Faça as adaptações necessárias a atividade física do seu cão
Depois que você começar a praticar esportes com o seu cão, observe como ele fica e como se comporta, caso esteja sendo muito intenso para ele, adapte as atividades físicas de acordo com o que ele é capaz de aguentar sem ficar muito exausto.
Cuidado com o calor excessivo
Praticar exercícios em lugares muito quentes, como na rua com a temperatura do sol muito alta, ou com o chão muito quente, pode machucar as patinhas do cãozinho e, até mesmo, causar insolação, por isso, fique atento a temperatura para não prejudicar o seu pet.
Passe protetor solar
Claro, todos os humanos sabem que para sair ao sol é necessário usar protetor solar, mas agora eu estou falando sobre o seu pet. Isso mesmo, hoje em dia existe protetor solar para cachorros e é imprescindível que você utilize no seu cãozinho para que ele não tenha problemas com o sol.
Mantenha o pet hidratado
Forneça água fresca e potável para o seu cão durante os intervalos das atividades físicas, pois mantê-lo hidratado é muito importante, além disso, caso você esteja em local público, não se esqueça de recolher as fezes do seu pet.
Suplementos podem ajudar
Suplementos especiais para cães pode ajudar na prática de exercícios com o seu pet, o Longevi, por exemplo, é um super suplemento sabor bacon que garantirá uma qualidade de vida muito maior e mais saudável para o seu bichinho, bem como irá dar a ele mais energia para a prática de exercícios físicos.
Dicas de esportes para praticar com o seu cão
Correr e caminhar são os esportes mais comuns, como citei mais acima, mas você também pode optar por jogar Frisbee, andar de skate, praticar natação, corridas de obstáculos e, para quem curte esportes radicais, existem algumas cidades que oferecem a prática de Rafting com cães.
Com todas essas dicas para praticar esportes com seu cão, não há mais desculpas para não levantar agora mesmo e começar a se exercitar na companhia do seu amigo peludo!