A dualidade do P&B pode ser usada em diversos ambientes da casa.
Seja quem gosta do básico ou ainda quem deseja apostar na elegância de um lugar, investir em uma decoração que una o preto e o branco é uma das alternativas mais interessantes quando se pretende renovar o ambiente. Afinal de contas, se a mistura já dá certo no vestuário, porque não daria na decoração?
Um dos aspectos que merece destaque é a possibilidade de se usar essa dualidade de cores em diferentes cômodos da casa, desde a mesa de computador até o sofá da sala. O que não significa, porém, deixar de usar outras cores e tons.
Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre os efeitos dessas duas cores básicas que têm um super potencial para deixar a sua casa muito mais bonita, moderna e elegante.
Preto e branco, branco e preto
Os opostos se atraem, já diriam as leis da Física. No caso das cores preto e branco isso não é diferente. Basta ver que essa dualidade é muito usada em vários aspectos, seja no vestuário, no layout de sites ou até mesmo na decoração de um espaço, seja ele um escritório ou a sua própria casa.
No caso da decoração de ambientes, é possível criar uma verdadeira infinidade de possibilidades usando essas duas cores, sem perder a sofisticação que lhes são próprias. Essa versatilidade faz com que o P&B (preto e branco) seja uma das opções mais clássicas possível.
Outro aspecto tem a ver com a atemporalidade. A junção dessas duas cores tem um efeito duradouro e que não corre o risco de “sair de moda” — exatamente porque é uma combinação clássica.
Vale lembrar também que tanto o preto quanto o branco produzem efeitos e sensações diferentes, por isso devem ser usados de forma criteriosa, ainda mais em ambientes que necessitem de diferentes tipos de iluminação, como o escritório ou o quarto.
O branco tende a iluminar e dar uma sensação de maior amplitude para os espaços, apesar de ser uma cor extremamente fria e impessoal. O preto, por sua vez, pode dar um ar de robustez, ao mesmo tempo em que pode deixar o ambiente mais escuro e visivelmente carregado.
Por isso mesmo, é interessante observar com atenção como aplicar essas duas cores para não cair no erro dos excessos. Equilíbrio é tudo e não seria diferente com o uso destas duas cores básicas.
A seguir, selecionamos algumas ideias para aplicar uma decoração de base preto e branco na sua casa.
Escritório
Por exigir uma boa iluminação, o escritório é o tipo de cômodo que precisa de mais claridade e o uso do branco nas paredes e em alguns móveis faz toda a diferença. O preto também pode ser utilizado, mas mais no acabamento e nos detalhes, deixando de lado aquele ar monocromático de tudo branco.
Cozinha
Tem quem ame uma cozinha clara, enquanto tem gente que se vê super feliz numa cozinha com ar mais industrial. Isso vai depender muito mais do gosto e da personalidade dos moradores.
Se busca um ambiente mais claro, invista num porcelanato branco e deixe o preto para os detalhes, como puxadores ou até mesmo a pia de mármore escuro. Se para você o preto é essencial, faça o contrário. Um porcelanato preto oferece um acabamento incrível e o branco pode ficar a cargo dos eletrodomésticos.
Sala de estar
A dualidade do preto e branco também pode ser utilizada na sala de estar. Contudo, nesse ambiente, vale acrescentar alguns tons que trazem um conforto extra, já que o espaço pede um pouco mais de aconchego. Tons terrosos, como o caramelo, o amarelo mostarda, o vinho e até o azul podem ajudar nesse sentido.
Quarto
Outro ambiente da casa que exige esse quê de aconchego é o quarto. De uma forma geral, não é recomendado usar cores muito escuras no quarto porque podem deixar o lugar muito sobrecarregado. O ideal é conseguir criar um equilíbrio no uso das cores, principalmente se for usar o preto e tons semelhantes.
Banheiro
O banheiro, assim como a cozinha, acaba oferecendo um leque maior de possibilidades na hora de criar composições P&B, porém, se você tem medo de abusar do preto, o ideal é deixá-lo — mais uma vez — para os detalhes, como as bordas do espelho e a bancada, deixando o restante do espaço o mais branco possível.