Itens são colocados na casa de maneira estratégica para movimentar o jogo; entenda
Muita gente acaba deixando-a de lado, mas a decoração é uma parte importante para transformar um espaço em um lar de verdade. Você já deve ter reparado: quando um espaço tem um estilo do nosso agrado, nos sentimos muito mais confortáveis ali. Isso porque o conjunto de elementos e a informação visual podem construir uma percepção do lugar e até influenciar nos sentimentos.
Por exemplo, um edredom colorido pode trazer mais vida a um quarto neutro, mas, se “brigar” com outros itens, pode atrapalhar mais do que ajudar. Dessa forma, o quarto do Big Brother Brasil não vira notícia toda edição à toa: eles foram construídos para mexer com as emoções dos participantes. Entenda mais sobre a decoração, o uso das cores e os sentimentos nesse contexto!
Como as cores influenciam as emoções
As cores transmitem muita informação, já reparou? Na moda, um exemplo clássico deste processo, uma cor é capaz de passar uma imagem mais séria ou mais criativa, dependendo das tonalidades, além de sempre existir a “cor do momento”. Na decoração, é a mesma coisa: as cores são capazes de passar uma percepção, seja de conforto, de incômodo, alegria, tristeza e até fome.
Sendo o BBB um jogo de emoções e sentimentos, a decoração da casa também leva isso em consideração. Se no início os ambientes eram mais sóbrios, para simular uma casa de verdade, com o passar dos anos tudo foi mudando: paredes de tonalidades fortes, cores conflitantes, muitos elementos gráficos e espaço que promove o “caos” da organização.
Todas essas características acabam influenciando no humor das pessoas, podendo gerar ansiedade, estresse, incômodo na hora de dormir e outros sentimentos negativos ou mais intensos — que, por sua vez, podem influenciar no jogo em si. Isso é o oposto do que se espera em uma casa, geralmente feita para transmitir conforto e relaxamento, mas não para o BBB.
O papel da iluminação
Apesar de as cores serem um dos elementos mais poderosos nesse sentido, o conjunto todo é pensado dessa maneira. A iluminação de estúdio (afinal, a casa é um espaço de gravação) é uma das coisas que mais pode afetar as sensações no dia a dia.
A iluminação branca e forte da casa do BBB é geralmente utilizada, aqui fora, para locais de trabalho ou em que as pessoas não passam muito tempo (como farmácias, hospitais e supermercados). Isso porque ela acaba estimulando o cérebro, que fica mais atento e em alerta, gerando estresse a longo prazo.
Para quem quer conforto dentro de casa, o oposto do que acontece no BBB, o ideal mesmo é utilizar iluminação mais amarelada, que remete ao relaxamento do cérebro. Além disso, as luzes precisam fazer parte da decoração, contribuindo com a harmonia como um todo.
Outro ponto também é o contato com a natureza, que pode ajudar na melhoria do bem-estar de forma geral. No BBB, a área externa representa isso, o que pode incentivar os participantes a ocuparem mais esse espaço. Porém, vale lembrar que os espaços verdes também são simulados, com gramas e plantas cenográficas.
Psicologia ambiental
Todos esses conceitos vêm da área de psicologia ambiental, que estuda exatamente de que forma o ambiente pode afetar positiva ou negativamente o comportamento das pessoas. O uso desses estudos no BBB, claro, é utilizado para fins de entretenimento, mas as ideias também são bastante seguidas para escritórios e, claro, decoração de casas de verdade.
Para construir um ambiente equilibrado, são vários os fatores levados em consideração: cores das paredes, móveis, circulação no espaço, organização, luzes principais e secundárias, entre outros. Por isso, quem quer um espaço harmônico de verdade pode contar com um arquiteto ou decorador de ambientes.
Entenda o efeito de cada cor no ambiente
Agora que você já sabe como a decoração pode afetar as emoções, veja o que cada cor e tonalidade pode transmitir:
- vermelho, azul e amarelo (cores primárias): são mais intensas, podendo estimular o cérebro. Quando colocadas em contraste entre si, podem gerar cansaço visual e mais estresse a longo prazo. Geralmente são utilizadas para chamar atenção, como em lojas;
- laranja, verde e roxo: as misturas entre as cores primárias também causam o mesmo efeito estimulador, para bem ou para mal. O laranja, por exemplo, pode influenciar o sentimento de fome, o roxo dar sentimento de urgência e o verde, de calma.
Além das cores primárias e secundárias, cada cor pode trazer uma sensação diferente — e existem muitas opções no mercado, principalmente para tintura. Entretanto, o que pode afetar as emoções mesmo é a intensidade dessas cores. Veja:
- tonalidades intensas: mais enérgicas, estimulam o cérebro, não ajudam no relaxamento, como a casa do BBB;
- tonalidades neutras: podem ser combinadas de maneira mais harmônica e vão bem com pontos de cor para compor o ambiente;
- tonalidades pastel: geralmente trazem mais calmaria e são muito utilizados para ambientes mais claros, como quartos de bebê ou que remetem tranquilidade.