O mundo dos negócios é desafiador e competitivo e com vendas não será diferente, nesse meio os resultados devem ser extraordinários para o crescimento da sua marca, obtendo sucesso nas vendas. Hoje vamos aprender mais desse mundo, para quem busca motivos específicos, estratégicos e de grande valor. Confira!
Tipos de vendas
Antes de tudo vamos entender os modelos de vendas que existem:
- Venda direta: Voltado exclusivamente para os consumidores finais.
- Venda no atacado: É a venda de grandes quantidades de produtos.
- Venda casada: É a venda caracterizada quando um consumidor ao adquirir um produto leva conjuntamente outro da mesma espécie, ou não.
- Venda no varejo: Venda de produtos em pequenas quantidades.
- Venda corporativa: Venda de empresa para empresa.
- Venda empresarial: Compra e revenda de matérias-primas, sem limites.
Quais as estratégias de vendas?
- Conquistar pessoas;
- Surpreender e encantar o cliente;
- Oferecer momentos mágicos;
- Atendimento de coração;
- Servir o cliente e não se servir do cliente;
- Saber lidar com os clientes difíceis;
- Falar menos e ouvir mais;
- Vender os benefícios e não as características dos produtos;
- Criar desejos de compra;
- Fazer as perguntas certas;
- Definir seu público alvo;
- Ter objetivos claros, estratégicos e de valor.
O profissional de vendas precisa entender o que funciona e o que se deve descartar, para isso é necessário ter em mente as três perguntas e respostas:
- Por que o cliente deve comprar de mim? Gostar de você.
- Por que o cliente deve comprar sempre de mim? Gostar da sua empresa.
- O que fazer para o cliente vender para mim? Gostar do seu produto .
Como vender roupa e atrair clientes para seu negócio
Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, evolutiva e instável, portanto, ficar esperando o que vai acontecer causará sérios prejuízos de investimento e sua adaptação será cada vez mais uma questão de sobrevivência.
Com a concorrência forte no mercado, o empreendedor terá que dispor de estratégias eficazes para ter sua marca em evidência. Portanto, terá que adotar maneiras inteligentes para atrair esses clientes, que sabemos que estão cada vez mais exigentes, informados e com o poder de escolha em mãos.
Fidelizar clientes requer algumas táticas, ter um lugar agradável, bem iluminado, organizado e limpo é fundamental, bem como estar atento aos gostos e preferências de cada um. Se ainda restam dúvidas de como captar e atrair as pessoas para seu negócio, iremos listar algumas dicas para vender mais e conseguir uma loja competitiva:
- Conheça seu cliente = Oferecer um atendimento único e diferenciado para cada cliente é uma tática para vender mais, seja próximo, conheça suas preferências, busque por afinidades, assim saberá o que vender.
- Conheça seu produto = Saber tudo do produto vendido é primordial na hora da venda, hoje com a facilidade de pesquisa as pessoas já sabem o que quer, vão a loja mais para ter um atendimento personalizado. Por isso, saiba todas as informações do produto vendido, para estar preparado para os questionamentos, e lembre-se de mostrar todo o benefício que aquela peça de roupa traz.
- Tenha um estilo = A estética e beleza da loja é outro fator determinante, ainda mais se tratando de roupas, por exemplo: para loja que vende roupas para bebê menina, a decoração deverá ser voltada para tudo do mundo de recém nascidos, crianças e infanto juvenil, ou seja, sua loja deve ter o estilo do que se está vendendo. Cores adequadas ao ambiente, uma boa iluminação, proporcionam um clima mais aconchegante e agradável para seus clientes, fazem sua permanência na loja mais duradoura, reagindo a mais vendas.
- Tenha uma vitrine chamativa = O cartão de visita da loja, a vitrine é a primeira chamada para atrair clientes, sendo chamativa irá induzir que as pessoas adentrem a loja para conhecer mais. Esteja sempre atento nas datas comemorativas, procure mudar os temas da vitrine com frequência sem exageros, coloque alguns detalhes do que pode ser visto dentro da loja, exemplo: se o tema for chá de bebe menina, coloque roupas para bebê menina, como body, vestidos e macacões, alguns acessórios de cabelo, e decoração de quarto, atraindo assim as pessoas adentrarem para conferir mais. Outra dica é estar condizente com as estações do ano, tendo as principais tendências.
- Atendimento de excelência = De nada adianta investir em tudo e esquecer do principal: o atendimento, sim é ele que fará com que clientes e novos clientes comprem da sua loja. Investir em funcionários capacitados é parte do lucro, de tempo em tempo ofereça cursos de qualificação, reciclagens de mercado e quais as principais tendências. Manter atendentes atualizados do que gira pelo mundo é um diferencial para seu negócio. Afinal, um atendimento péssimo, clientes falando mal da sua loja é algo que ninguém merece e empreendedor nenhum deseja isso.
- Promova liquidações e promoções = Quem não ama uma liquidação, uma promoção fora de época? Clientes amam comprar, e gastando pouco amam mais ainda, por isso, realizar esses eventos é ótimo para captação de clientes, venda de outros produtos do estoque, saber qual produto é mais viável investir, dentre outros. Use e abuse de todas as redes de comunicação que existem, impulsione suas promoções através de uma página no Facebook, publique suas liquidações nos mais variados grupos do marketplace.
Agora que suas dúvidas foram tiradas, saia na frente dos concorrentes e comece a vender agora mesmo. E se gostou do artigo compartilhe com os demais!