Os aromas influenciam de forma direta em nossa saúde, bem estar e até mesmo no humor. Por essa razão os difusores de ambiente têm feito cada vez mais sucesso, tanto que saber como usar o difusor de ambiente em casa tem se tornado uma dúvida cada vez mais comum, apesar de ser bem simples usar este aromatizador.
Os aromatizadores de ambiente são equipamentos que têm o poder de deixar qualquer espaço perfumado, e o fato do uso destes equipamentos estar crescendo mostra que o ser humano está cada vez mais preocupado com a sua saúde emocional.
E um dos tipos de aromatizadores mais utilizados é o difusor de ambientes, o qual está diretamente relacionado com a prática da aromaterapia. Este tipo de medicina alternativa tem o objetivo de proporcionar maior conforto para as pessoas, podendo ser aplicada juntamente com outros tipos de terapias e tratamentos, como a fisioterapia, por exemplo.
E mesmo que uma pessoa não faça aromaterapia, o fato dela saber como usar o difusor de ambiente em casa e se preocupar em utilizá-lo todos os dias acaba se tornando, de certa forma, uma aromaterapia caseira, prática que é capaz de ajudar a prevenir e curar doenças, agindo como um equilibrador de chakras.
E se você ainda não conhecia o difusor de ambiente e deseja aderir ao uso dele para proporcionar a você e sua família uma melhor qualidade de vida, continue lendo este artigo e aprenda tudo sobre como usar o difusor de ambiente em casa.
O que é um difusor de ambiente?
Antes de aprender como usar o difusor de ambiente em casa é preciso entender melhor do que se trata este pequeno, e poderoso, aromatizador. Também conhecido como difusor de aromas varetas, ou como aromatizador de varetas, os difusores perfumam qualquer ambiente de forma contínua e amena.
As varetas responsáveis por aromatizar o espaço ficam mergulhadas em um óleo difusor perfumado e liberam a essência no ambiente vagarosamente até preenchê-lo por completo, proporcionando várias sensações extremamente agradáveis para aqueles que estão no ambiente.
A essência do difusor de ambiente depende da preferência de cada um e da sensação que a pessoa deseja que o perfume lhe proporcione, visto que cada aroma promove um tipo de benefício diferente para a saúde e para o humor.
Alguns dos aromas mais comuns e preferidos pelas pessoas são o de laranja com canela, gengibre, alecrim e lavanda.
Como usar o difusor de ambiente em casa?
Uma vez que você aprende como usar o difusor de ambiente em casa, com certeza você nunca mais irá deixar de utilizá-lo, pois além de tornar o ambiente mais agradável, montá-lo é demasiadamente simples e não tem nenhum segredo.
Quando estiver com o seu difusor em mãos, retire o lacre do frasco e insira dentro dele as varetas condutoras de aroma. Assim que o lado inserido estiver encharcado de óleo difusor, inverta as varetas e coloque o lado que ainda está seco dentro do óleo, agora é só deixar o difusor de ambientes fazer a sua mágica.
A quantidade de varetas que serão inseridas dentro do frasco com o óleo difusor irá depender do seu objetivo. Se o ambiente for grande e você deseja que o perfume preencha-o por completo, o ideal é utilizar cerca de 10 varetas. Em outros casos, 6 varetas já são o suficiente.
Mas tenha em mente que, quanto mais varetas, maior será a intensidade do perfume.
Onde colocar o difusor de ambiente?
O difusor de ambiente pode ser colocado em qualquer lugar da casa, lugares como janelas, próximo a portas e na altura da incidência de um ar condicionado potencializam a ação do difusor.
Ele também pode ser colocado em mesas de centro e cômodas, por exemplo, mas nesses casos é indicado colocá-lo sobre uma bandeja, para não correr o risco de manchar o móvel no momento de fazer a inversão das varetas condutoras.
Também é importante ressaltar que o difusor de ambiente jamais deve ser colocado próximo de aparelhos condutores de calor, pois o óleo difusor é altamente inflamável.
Qual a durabilidade de um difusor?
Os difusores podem durar de 20 a 60 dias. O tempo de duração deles depende de alguns fatores como a quantidade de varetas, o tipo de varetas e o tempo de uso delas, o tamanho da abertura no frasco e do local onde o difusor foi colocado.
O difusor pode ser reabastecido?
Por fim, agora que você já sabe como usar o difusor de ambiente em casa, é importante dizer que o difusor não só pode, mas deve ser reabastecido quando a quantidade de óleo atingir, mais ou menos, a altura de um dedo. Neste momento, lave o frasco e, em seguida, preencha-o com outro óleo difusor, que pode ser igual ou de uma fragrância diferente.