Jaquetas, estampas diversas e botas marcantes: descubra como os homens mais estilosos se vestiam nos anos 1960 e leve mais personalidade para os seus looks atuais.
Você é um cara que gosta de moda masculina? Então, com certeza, já deve ter notado que as tendências são cíclicas. Ou seja: tudo o que um dia já fez sucesso voltará a ser destaque em algum momento. Por isso, entender como as pessoas se vestiam em épocas passadas é tão importante. Ao entender os trajes utilizados anteriormente, conseguimos ter mais bagagem cultural e, de quebra, inspiração de sobra para montar os nossos visuais atuais.
Dito isso, viemos compartilhar como era a moda masculina nos anos 1960. Isso mesmo! Naquele período, pautado pela atmosfera do rock and roll, muitos homens utilizavam roupas justas ao corpo, com o uso de jaquetas marcantes, cabelos longos e muitos acessórios.
Caso você tenha ficado curioso, não deixe de conferir este artigo. A seguir, listamos as principais características daquele período e como é possível levar um pouco dessa proposta para os dias de hoje. Vamos lá?
Jaquetas de couro
Para começar, vamos falar um pouco sobre as jaquetas de couro, verdadeiros ícones da moda dos anos 1960. Com um visual que remete ao universo do rock and roll, essa vestimenta era amplamente utilizada ao lado de outros itens feitos também em couro, como as calças.
No entanto, você não precisa seguir esse mesmo conceito nos dias de hoje. Para atualizar o uso da peça, basta coordenar a clássica jaqueta de couro com uma t-shirt básica e calça jeans. Nos pés, o uso de coturnos, tênis de couro ou até um sneaker com estética esportiva é bem-vindo.
Quer um efeito mais alinhado? Tudo bem! Nesse sentido, coordene a boa e velha jaqueta de couro com uma calça de alfaiataria e mocassim. Excelente para os ambientes formais, como o escritório, essa combinação te deixará impecável e exalando originalidade.
Cores e estampas
Se os looks contemporâneos são conhecidos por apresentarem um visual mais clean, o mesmo não acontecia nos anos 1960. Naquele período, a regra era utilizar trajes pautados por tons vivos e intensos, como acontecia com os blazers, camisas e até mesmo calças boca de sino feitas em veludo. Entre todas as tonalidades, o verde-bandeira, o azul royal, o amarelo e o vermelho eram os favoritos dos rapazes antenados.
Ainda era comum encontrar homens vestindo estampas super originais. Entre elas, as listras grossas, as bolinhas, os motivos florais e, inclusive, padronagens psicodélicas, que remetiam ao universo hippie que ascendia naquela época.
Atualmente, utilizar esses prints é bem fácil. No dia a dia, basta levar uma peça estampada para uma combinação básica. Ou, ainda, apostar no uso dos acessórios estampados e garantir um resultado equilibrado, mas para lá de despojado. Cintos, lenços e até calçados podem entrar na brincadeira.
Botas estilosas e confortáveis
Não poderíamos encerrar o artigo sem falar deles: os sapatos. Sim, nos anos 1960 também havia um modelo de calçado muito requisitado pelos homens: as botas Chelsea, também conhecidas como Chelsea boots.
Presente até o momento no closet masculino, essa versão era muito utilizada em variadas cores e estampas. Fora as tradicionais opções em preto e marrom, existem soluções coloridas, com padronagens geométricas e em poá.
Na era sessentista, esse calçado ficou famoso após surgir nos pés de grandes estrelas, sendo os Beatles um bom exemplo. Posteriormente, o público começou a se interessar tanto pelo estilo oferecido pelo sapato quanto por seu conforto e praticidade.
O que você achou de conhecer as características da moda masculina dos anos 1960? Acredita que vai ficar fácil levar um pouco dessa pegada para as suas produções atuais? Use a criatividade e adote elementos retrôs nos seus looks. O resultado será incrível!