Após a queda no número de casamentos durante a pandemia da Covid-19, os casamentos voltaram com tudo no Brasil! Saiba mais
A chegada da pandemia do Covid-19 atrapalhou os planos de muitas pessoas. Viagens, eventos, trabalho, e, por último, mas não menos importante, os casamentos com data marcada para acontecer. Além disso, a convivência durante a quarentena não ajudou muitos casais, que acabaram optando pelo divórcio.
Mas foi em 2021 que chegaram as boas notícias: com o aumento do número de vacinados, os eventos que foram deixados de lado em 2020 puderam ser realizados com mais segurança. Assim, houve um aumento no número de cerimônias!
Os casamentos modernos estão retomando o seu espaço, apesar dos altos e baixos causados pelos picos da pandemia. Se você faz parte das pessoas que tiveram que esperar para esse dia tão especial, este artigo é para você!
Menos casamentos e mais divórcios durante a pandemia
Como comentamos anteriormente, o vírus da Covid-19 e sua rapidez de disseminação foram um fator determinante para quem decidiu se casar em 2020. Em contrapartida, muitos casais que aumentaram o seu tempo de convivência por conta da quarentena acabaram se separando.
De acordo com o Colégio Notarial do Brasil, entre janeiro e junho de 2021, ocorreram 37.083 divórcios no nosso país. Enquanto isso, no ano de 2020, cerca de 76.175 casais decidiram se separar — 1,5% a mais do que em 2019. Contudo, tal cenário vem mudando aos poucos.
A retomada dos casamentos em 2021
Apesar da queda em 2020, os casamentos voltaram com toda força em 2021. Devido à diminuição de casos de Covid-19 no país, somada à grande adesão à vacinação, houve uma grande contribuição para a volta das cerimônias.
Segundo dados levantados pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Apen), a pedido da CNN Brasil, o número de casamentos cresceu em 27,61% entre janeiro e outubro de 2021, comparando com a mesma época do ano passado.
Se você deixou para casar agora, chegou a hora de unir as escovas de dente! Mas você não sabe por onde começar? Não se preocupe, que a gente te ensina o passo a passo para consumar o seu casamento com a pessoa amada nesse dia tão especial.
Como casar no cartório?
O casamento civil é muito simples de ser feito: basta se organizar com antecipação! Esse processo é dividido em três etapas. Na primeira, os noivos devem ir ao Cartório de Registro Civil da residência de um dos noivos, pelo menos, 30 dias antes da data desejada.
Lá, os dois devem apresentar o CPF, o RG, a certidão de nascimento ou, se já foi casado antes, a certidão de casamento juntamente com a certidão de divórcio ou certidão de óbito do cônjuge falecido. Para dar continuidade, é preciso levar duas testemunhas.
Se os noivos forem menores de 16 anos, os pais ou os responsáveis devem estar presentes também. Depois, basta preencher um formulário com nome das testemunhas, verificar a data para a celebração e recolher os emolumentos.
Na segunda etapa, o cartório publica o edital de proclamas, para analisar se há algo que impeça o acontecimento do matrimônio. Se, em 15 dias, não houver nenhum impedimento, o casamento está liberado. Então, é só os noivos chegarem com os padrinhos na data agendada e assinarem a certidão de casamento.
Como realizar a cerimônia na igreja?
Já no caso do casamento na igreja, o procedimento é um pouco diferente. Apesar de cada uma delas trabalhar com um procedimento diferente, existem documentos em comum que geralmente são pedidos.
Entre eles, estão a licença — ou transferência — de paróquia (quando a cerimônia ocorrer em uma igreja diferente de um dos noivos), cópia autenticada do RG e CPF, certidão de batismo, cópia de comprovante de residência, certificado do curso dos noivos, carta do padre e cópia de sua identificação presbiteral.
Além disso, é necessário responder uma ficha sobre as duas testemunhas — que não podem ser os pais e mães dos noivos, nem menores de 18 anos. Por fim, é só pagar a taxa da igreja.