Quem nunca comprou uma peça de roupa ou calçado para uma criança e viu essa peça ser rapidamente perdida, não é mesmo? As crianças crescem muito rápido pois estão em constante fase de crescimento. Por esse motivo, quase sempre, as crianças passam a deixar uma peça de lado rapidamente, principalmente os calçados infantis.
Ao perceberem essa rápida perda, muitos papais e mamães passam a comprar roupas e calçados em tamanho maior, para que dure mais tempo. Na maioria das vezes isso funciona e a roupa passa a durar muito mais tempo com a criança.
Hoje o foco deste artigo vai ser te ajudar a comprar os melhores calçados infantis para seus filhos, sobrinhos, netos, irmãos ou seja lá qual for sua relação com a criança. Apenas acompanhe a leitura deste artigo para que você veja as melhores dicas!
Antes de qualquer coisa, precisamos levar em conta que crianças gostam mesmo é de brincar e praticamente nem ligam para o que estão vestindo. Respeite sua criança e seus gostos! Não adianta nada comprar sapatos e visualmente bonitos, sendo que a própria criança não dá a mínima para esses detalhes e ainda pode ficar desconfortável, dependendo do modelo de sapato.
Sempre que for levar para comprar calçados, calce-os no pé da criança e peça para que ela dê alguns passos com o calçado, assim vocês poderão ver se o sapato está ou não confortável no pé da criança.
Prefira sempre sapatos soltos! As crianças estão em fase de crescimento e possuem a pele extremamente sensível e com maior quantidade de cartilagem. Crianças que se submetem ao uso excessivo de sapatos fechados costumam lidar com unhas encravadas e inflamadas e pés machucados.
Por esse motivo, indicamos sempre que os pais prefiram sapatos flexíveis, leves, macios e que possuam solado antiderrapante. O reforço encontrado no calcanhar do sapato, denominado de “contraforte”, precisa ser extremamente firme aos pés da criança e resistente, para que a criança consiga melhor estabilidade ao pisar e evitar torções ou quedas. Tudo deve ser pensado com muita cautela, já que as crianças são ligadas no 220!
Nunca escolha os sapatos por beleza, as crianças dependem de nós adultos para reconhecer suas dores, já que, até uma determinada idade, elas não conseguem chegar aos papais e dizer onde dói, e nem sempre o sapato mais belo encontrado na loja será o mais confortável.
As crianças começam a precisar do uso de sapatos em média a partir dos 11 meses de vida, que é o momento em que a criança está começando a dar seus primeiros passos e precisa de algo para proteger os pés de possíveis lesões.
Para saber se o sapato está ou não confortável no pé de seu filho, observe seu comportamento. Se a criança tentar remover o sapato de seus pezinhos muitas vezes, pode ser que esse sapato não esteja confortável para ela.
Dicas para caprichar na escolha dos calçados infantis
Quando for escolher os calçados infantis, busque consultar uma tabela de tamanhos para que você saiba o tamanho correto de acordo com o tempo de vida e o sexo da criança. Para sanar suas dúvidas quando for realizar a compra de calçados infantis, vamos deixar as melhores dicas para que você não erre no tamanho nem no modelo e ainda respeite a criança!
Compre um tamanho maior
Se a sua criança calçar, por exemplo o número 29, compre o tamanho 30. Dessa forma, os dedos da criança estarão livres para crescer, sem causar qualquer tipo de dor.
Sempre dê preferência aos sapatos mais folgados no pé
Os sapatos precisam ser longos e largos aos pés, para que permitam o movimento exato dos dedinhos. Os sapatos que possuem ponta redonda e fechada são os mais indicados, já que oferecem maior conforto aos pés e são mais firmes.
Porém também vale lembrar que esses sapatos não devem ficar muito soltos aos pés, já que podem sair do pé da criança com mais facilidade.
Compre os que proporcionam maior firmeza nos pés
O tipo de sapato mais indicado para crianças é o que proporciona maior firmeza aos pés. As crianças pequenas podem tirar proveito de sapatos com laços, velcro ou cintas. Assim, terão muito mais segurança em suas caminhadas e brincadeiras.
Analise o material usado na confecção do sapato
Crianças transpiram, correm, brincam e bagunçam. Sendo assim, observar o material a ser usado é de extrema importância. No verão, por exemplo, escolha sapatos abertos mas com bom material, que não deixe os pés das crianças escorregadios. Os sapatos de algodão e cortiça são excelentes para essa opção.
Observe também se esse calçado possui flexibilidade
O calçado infantil deve possuir flexibilidade, para que a articulação do tornozelo esteja livre.
Por isso, sempre que for comprar um sapatinho para criança, verifique a flexibilidade do mesmo. Lembrando que, na loja Pama kids você consegue encontrar calçados infantis confortáveis e bonitos para suas crianças!