O Brasil é um dos países mais ecléticos do mundo, sendo uma mistura de vários outros países, nossas raízes são encontradas em diversas culturas. Assim, na sua grande maioria, os brasileiros ouvem de tudo um pouco. Veja quais são os estilos musicais que o brasileiro mais consome.
Rock
O quinto colocado desta lista é o mais antigo estilo musical presente no top 5, o rock possui as suas raízes no começo do século passado, derivada do rock and roll, que explodiu nas décadas de 60 mas o seu auge foi em 70 e 80.
O sucesso do gênero se dá principalmente por causa de suas inspirações em outros estilos que faziam muito sucesso à época, como o blues e outros subgêneros da música negra.
Ainda na década de 50, quando a base da música ainda não era tão definida surge aquele que seria o maior artista da década, atemporal e considerado até os dias atuais o pai do rock, um simples rapaz bad boy que surgiu do Tennessee, com a sua base no blues e jazz, o Elvis Presley logo fez muito sucesso graças ao seu talento dançando e cantando.
Ele obteve sua fama, em parte graças ao seu esforço, porém, a sociedade americana da época era extremamente segregacionista, e funcionava com o sistema de guetos, sendo assim, a diferença que Elvis possuía era sua pele branca, logo teve mais espaço na mídia aberta e era muito bem visto.
Nos anos 60 o cenário já era outro, com o movimento pelos direitos do povo negro sendo muito mais presente, havia muitos artistas diversos, e foi dominado por lendas como Jimi Hendrix, The doors, Pink Floyd e o The Beatles.
Avançando um pouco no tempo, nas décadas seguintes o gênero se espalhou e se dividiu em uma grande quantidade de outros enormes sucessos como Heavy Metal e Punk.
Gospel
A música gospel impacta somente no Brasil por volta de 8 % dos ouvintes, com mais de 20 milhões de fãs, o que é realmente surpreendente, pois, é um gênero extremamente inchado, e por mais que sejamos um país majoritariamente crestão, ainda assim, são dados impressionantes.
No Brasil existem cerca de 20 milhões de evangélicos, e a música gospel é voltada para este público, contando acontecimentos da bíblia com um certo tom reflexivo e motivacional, alguns dos mais relevantes artistas são Aline Barros, Regis Danese, Fernandinho e muitos outros.
Outra grande parcela das músicas voltadas para os devotos é feita por padres de profissão. Por mais que não seja exatamente gospel, ainda assim retratam as mesmas situações, passagens bíblicas, com tons mais leves voltados para o aprendizado, sendo as maiores referências o Padre Fábio de Melo, Padre Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti.
Pagode
O terceiro gênero musical mais ouvido do país é o pagode, que conta com 9 % dos impactos auditivos nas rádios AM e FM.
O pagode está muito inserido no estilo de vida do brasileiro médio, principalmente nas duas mais relevantes cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro.
Originalmente o termo pagode como conhecemos era utilizado para designar as festas que ocorriam nas senzalas feitas pelos escravos, com a lei áurea, elas passaram a ocorrer nos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro.
Avançando quase 100 anos no tempo, o termo ganhou ainda mais força na década de 70, onde passou a ser muito utilizado como sinônimo de boas festas, que eram regadas a bebidas, comidas, músicas onde grande parte da parcelo baixa da sociedade se reunia, indo de cantores e trabalhadores convencionais a jogadores de futebol.
Dentro da lista esse é o estilo musical mais brasileiro de todos, carrega em sua essência a luta diária do povo e o seu som é completamente único, por mais que tenha sido baseado no samba ainda assim as suas características são completamente diferentes, com sua gama única de instrumentos, marreco, repique, repinique, pandeiro, surd, tamborim, tantan, reco reco e algumas vezes ukulele kalani.
POP
O pop é sucesso por todo o mundo e no Brasil não poderia ser diferente de modo algum, com números absurdos se comparados aos anteriores, chegando a enorme porcentagem de 25 % dos ouvintes do Brasil.
A grande maioria dos artistas mundialmente famosos vem do pop, como, por exemplo, Bruno Mars, Lady Gaga, Ariana Grande, Madonna e, claro, o rei do pop, Michael Jackson.
A música popular é um gênero extremamente diverso, contando com dezenas de subgêneros, dos mais diversos estilos, batidas e ritmos, sendo assim, o pop de Michael é muito diferente do de Lady Gaga.
Indo para o Brasil, ainda assim, há uma grande diferença, com os artistas nacionais fazendo fama pelo mundo todo, como a Anitta que alcançou a marca da artista mais ouvida do mundo.
Sertanejo
No topo da lista não é nada diferente, do que era esperado, este é o gênero mais ouvido do país, em todos os lugares ele está presente de festas, e baladas ou casamento, o sertaneja dita a cultura brasileira, onde as músicas que mais fazem sucesso em pouco tempo ganham as suas versões nos mais diversos estilos, seus artistas mais relevantes são: Luan Santana, Gusttavo Lima, Marília Mendonça e muito mais.