Assim como muitos outros acessórios, o uso de bonés está cada vez mais em alta, tanto para o público feminino, quanto para o público masculino.
Apesar de ser um adereço muito usado fora do país, diversos brasileiros estão adotando o uso de boné em seus looks, trazendo mais estilo. Além disso, o boné pode ser a peça chave para compor um look simples, mudando totalmente a proposta do look.
As tendências do boné
Como mencionamos, cada vez mais o uso de boné está fazendo parte dos looks de muitos brasileiros, para frequentarem diferentes lugares.
Ainda que existam alguns lugares que não são permitidos entrar usando boné, existem lugares específicos para usá-los, que com certeza farão seu look ganhar uma proposta mais inovadora.
Separamos a seguir uma lista com alguns dos principais locais ou até mesmo eventos, onde o uso de boné é permitido e visto como uma peça chave. Confira:
Desfiles
Os desfiles são um exemplo típico de eventos onde é comum vermos as pessoas fazendo uso desse acessório que está cada vez mais em alta.
Em um desfile, um mesmo boné pode compor mais de um look, desde uma proposta mais simples, até uma mais chique e empoderada.
Aqui, é válido que, tanto quem está desfilando, quanto quem vai assistir o desfile utilize boné, aliás, um evento relacionado a moda, pede o uso de coisas inovadoras e diferenciadas.
Eventos de verão
Os eventos de verão são os locais mais comuns de vermos as pessoas utilizando bonés, ou até mesmo chapéus, buckets e outros adereços muito semelhantes a esses.
Esses eventos vão desde uma ida à praia até uma caminhada ou até mesmo um passeio no parque, um piquenique, enfim, são diversas oportunidades que permitem o uso de boné na composição do look e, além disso, atuam como um meio de proteção contra o sol, por exemplo.
Shows e festivais
Para frequentar shows e festivais também é interessante o uso de boné. Além de complementar seu visual, no caso de eventos realizados a céu aberto, atua protegendo do sol e até mesmo de friagem em caso de dias mais gelados.
Festas e rolês
As festas e os rolês também são outro tipo de evento que permite o uso desse acessório e que podem ser um diferencial na hora de compor um visual mais simples, dando um toque especial, tornando o visual mais chique, ou até mesmo mais propício para o local.
Diferentes tipos de bonés
Antes de começar a usar bonés, é fundamental ficar atento em qual tipo de boné se adequa mais ao formato da cabeça.
Existem diferentes tipos de bonés e identificar qual é o melhor para o seu rosto não é uma tarefa difícil. Os bonés com a aba reta são os mais recomendados para pessoas com rostos ovais, enquanto isso, bonés de aba curva são os mais recomendados para quem tem o rosto em um formato mais quadrado.
Locais onde o uso de boné são mais restritos
Apesar da diversidade de lugares e eventos que permitem o uso de boné como acessório para compor o visual ou somente para proteção, existem ainda, locais que possuem certas restrições a esse uso.
As Igrejas, por exemplo, são consideradas um tipo de ambiente onde o uso de boné não é considerado proibido, mas sim um ato de falta de respeito.
Logo, vai do bom senso da pessoa saber a vestimenta certa para frequentar certos tipos de lugares. Assim como o boné para ir na Igreja demonstra falta de respeito, o uso de roupas curtas também é considerado um ato desrespeitoso.
Outra situação em que não é permitido o uso de bonés, é na hora de realizar uma prova de vestibular, por exemplo. Muitos casos onde alunos foram pegos com escutas para colarem durante a prova, fizeram com que o uso de boné fosse proibido a partir do momento em que o aluno entra na instituição para realizar a prova.
Casos onde o uso de boné deve ser evitado
Normalmente usar boné não é algo contra indicado por especialistas, entretanto, existem casos onde se deve ficar atento ao uso de boné.
Apesar de servir como adereço de composição de look e de proteção, tanto para pessoas com cabelos longos, quanto para os calvos, o uso de boné deve ser monitorado em casos de muita queda de cabelo.
Conforme uma pesquisa realizada em 2020, ao apresentar muitas quedas de cabelo, é essencial que o indivíduo procure por um especialista, como, por exemplo, um dermatologista, que saberá orientá-lo de maneira correta quanto ao que deve ser feito.
Além disso, o uso frequente de boné pode fazer com que o couro cabeludo sofra, desenvolvendo coceiras, gerando inflamações, aumentando a transpiração e a oleosidade, principalmente em dias quentes, de maior calor e maior temperatura.
Essa oleosidade pode, muitas vezes, interferir na qualidade da pele do indivíduo, fazendo com que ele desenvolva cravos e espinhas, por exemplo, em decorrência disso.
Logo, seguindo as dicas acima e ficando atento aos problemas que o uso frequente de bonés pode causar, montar looks estilosos e confortáveis, com propostas diferentes, é algo que fica fácil.