Após cancelar evento do Dia do Tambaqui devido à pandemia do Coronavírus, o prefeito Eduardo Japonês convocou uma coletiva de imprensa emergencial na manhã deste domingo (15) no auditório da Prefeitura de Vilhena.
Rodeado de autoridades, o prefeito anunciou o primeiro casos suspeito de coronavírus (Covid-19) no município de Vilhena, o paciente está sendo tratado em casa.
Por tal motivo, as visitas no Hospital Regional estão suspensas até novo aviso. As aulas nas escolas continuam, no intuito de informar os alunos sobre os cuidados a serem tomados.
O secretário de Saúde Afonso Emerick e o doutor André Oliveira discorreram sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação da doença. Dando ênfase nos cumprimentos, onde devem ser evitados o contato físico.
Segundo o prefeito, a decisão tomada pela equipe pode mudar amanhã, já que a cada instante o cenário muda.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo, afirmou que amanhã estará realizando uma reunião na Casa de Leis para tratar sobre o assunto.
Conheça os sintomas:
Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e começam de forma gradual.
Alguns pacientes infectados por coronavírus podem não apresentar sintomas. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem tratamento especial. Aproximadamente 1 em cada 6 pessoas infectadas fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar.
Idosos e pessoas com problemas cardíacos, pressão alta ou diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.
Devem procurar atendimento médico pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar.
A transmissão do coronavírus ocorre entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca. Essas gotículas podem ficar depositadas em objetos e superfícies ao redor da pessoa infectada. Outras pessoas podem se infectar tocando esses objetos ou superfícies e, depois, tocando nos seus olhos, nariz e boca.
Cuidados:
Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura.
As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.
Fique atento:
- Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
- Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
- Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
- Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
- Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
- Manter ambientes muito bem ventilados
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
- Evitar contato com animais selvagens ou doentes
Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção por coronavírus.
Da redação do Rondônia em Pauta