A confirmação de dois registros positivos para a varíola dos macacos, causada pelo vírus (monkeypox) foi alertada no domingo, (11). De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os pacientes teriam entre 40 e 20 anos.
Mas o comunicado não é claro, e não tem precisão quanto a verdadeira idade dos infectados. Na nota, a Agevisa confirma a infecção pelo vírus monkeypox nesses dois indivíduos, ao mesmo tempo que descreve os pacientes com idades entre (30 – 40 anos e 10 -20 anos). Os infectados seriam uma mulher e jovem. Não se sabe se essas duas pessoas têm ligação próxima.
Os pacientes estariam bem e sendo monitorados em seus domicílios por uma equipe da Vigilância Epidemiológica. No mesmo comunicado, a Agevisa alerta para que a população busque se proteger usando máscara.
“Ressaltamos que a propagação da doença se dá por transmissão respiratória, contatos com as lesões (inclusive por via sexual) e por contato com objetos contaminados com o vírus. Dessa forma, orientamos à população em geral a se proteger com o uso regular de máscaras. Acrescentamos que em caso de aparecimento de lesões na pele, na boca ou na região genital, deve-se procurar atendimento médico em uma Unidade de Saúde para avaliação”, diz um trecho do comunicado.