Se não forem feitos com cuidado, os procedimentos podem danificar os fios.
Colorir e descolorir os cabelos são técnicas muito utilizadas em todo o mundo para deixar as madeixas da cor que se quer. Esses procedimentos são seguros, mas precisam ser feitos com bons produtos e muito cuidado para não danificar demais os fios, mantendo o cabelo saudável.
Se você vai pintar o cabelo pela primeira vez, quer descolorir ou vai usar uma marca nova de tintura, é recomendado que faça um teste de mecha, processo que serve justamente para garantir que as suas madeixas recebam bem o produto.
Por que o teste é tão importante?
Todo produto químico que tem o poder de mudar a cor dos seus fios vai acabar sendo um pouco agressivo. No entanto, a ideia é que esse dano seja o menor possível e o papel do teste é garantir isso, evitando resultados que não eram o que você esperava, além de danos sérios à sua saúde capilar.
O teste de mecha é importante nesse processo. Ele serve para garantir que os seus fios não vão quebrar, ficar ressecados ou fracos demais com determinada fórmula. Esta é a principal forma de prevenir o temido corte químico, que acontece quando o cabelo é submetido a uma agressão muito forte.
O processo também te ajuda a ter uma ideia do resultado final da coloração. É importante lembrar que a cor indicada na embalagem vai interagir com o tom atual dos seus fios e, a partir disso, gerar um outro tom (por isso você tem que descolorir antes de aplicar uma tintura em um tom mais claro que o do seu cabelo).
Além disso, o teste serve para que você tenha uma noção do tempo que os seus fios vão precisar para atingir o tom necessário. Poucos minutos a mais ou a menos podem fazer uma grande diferença no resultado e é importante que você saiba precisar isso antes que algum estrago seja feito.
Nem sempre um resultado ruim no teste significa que a qualidade daquele produto é baixa, mas indica que ele não interagiu bem com os seus fios e que você não deve utilizar essa química no momento. Uma boa hidratação ou mudança para uma dieta balanceada, por exemplo, podem alterar esse resultado algum tempo depois.
Passo a passo para fazer
Antes de fazer o teste de mecha, a recomendação é realizar a prova de toque, que consiste em aplicar uma pequena quantidade da coloração (não faça isso com descolorante!) em uma pequena área do antebraço ou atrás da orelha e esperar 45 minutos. A ideia é verificar se você não tem alergia ao produto.
Caso dê tudo certo com a prova de toque, é hora do teste de mecha. O ideal é fazer isso alguns dias antes de aplicar a coloração/descoloração, apesar de a maioria das pessoas fazer isso apenas minutos antes do processo. A seguir, o passo a passo:
- separe uma mecha pequena de cabelo na nuca, em uma área próxima à raiz (assim, caso dê errado, a área danificada será pouco visível);
- aplique um pouco da mistura que você vai usar em toda a mecha e aguarde pelo menos 30 minutos (ou o tempo indicado pelo fabricante dos produtos que está utilizando);
- fique de olho durante todo o tempo e lave imediatamente caso note que o cabelo está tendo alguma reação indesejada;
- enxágue, seque e analise o resultado. Além da cor, é importante verificar a maleabilidade dos fios ou qualquer indício de quebra.
Deu tudo certo? Agora, sim, você pode colorir ou descolorir os fios sem medo e aproveitar para arrasar com a nova cor.