Após dois anos de pandemia, as máscaras deixaram de ser obrigatórias em Rondônia, tanto em ambientes internos quanto externos. A determinação entrou em vigor na segunda-feira (14), através de decreto do governo estadual.
Veja abaixo perguntas e respostas sobre o fim da obrigatoriedade do uso do acessório.
1. O que diz o decreto do estado?
O documento torna optativo o uso de máscaras faciais na capital e no interior, independente do ambiente ser aberto ou fechado.
2. A medida já está valendo?
Sim, desde a segunda-feira (14), quando o decreto estadual foi publicado no Diário Oficial (Diof), assinado pelo governador Marcos Rocha.
3. Há exceções?
Sim, continua sendo recomendado o uso de máscaras em pessoas que possuem imunossupressão ou comorbidades graves. Quem tiver com alguma sintoma gripal também deve usar a máscara, segundo o decreto de Rondônia.
4. A liberação do uso de máscara inclui supermercados e transportes?
Sim, vale para supermercados, restaurantes, lojas, academias e até hospitais. O decreto também inclui o transporte público, táxis e carros de aplicativo.
5. Escolas também?
Sim, estudantes ficam livres para decidir sobre o uso de máscara, “não podendo qualquer opção ser motivo para a recusa ou restrição do seu acesso”,
6. Por que Rondônia decidiu liberar a máscara?
Devido ao avanço da vacinação contra a Covid. Até a segunda-feira, 1.267.970 de rondonienses já tinham tomado a primeira dose da vacina, o que equivale a 75,43% da população. E 1.076.281 de moradores já tomaram também a segunda dose da vacina (64,10%).
7. A exigência do passaporte vacinal também foi liberada?
Sim, segundo o governo de Rondônia, “os residentes no estado dispensados de prévia comprovação de vacinação contra a Covid para acesso e permanência no interior dos estabelecimentos públicos e privados”.
8. Há restrições e limitação de capacidade para eventos?
Não, está permitido a realização de todas as modalidades de eventos, sem limitação de capacidade e sem restrição de horário.
9. Como ficam as visitas a presídios e asilos?
Nesses casos, o estado diz que visitas e acesso a estabelecimentos penais estaduais, de saúde e instituições asilares deverão seguir a orientação sanitária de cada local.
10. Municípios de Rondônia podem ter decretos próprios?
Sim, cada município pode decidir sobre a desobrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos e externos.
Porto Velho, por exemplo, decidiu seguir a recomendação do estado e deixou facultativo o uso de máscara em qualquer ambiente.
11. As máscaras podem voltar a ser obrigatórias?
Sim, em caso de piora do cenário da pandemia (com aumento de casos e internações), o estado deixa claro que pode rever a medida.
Por g1 RO