Se você tem um plano de saúde, devido ao cenário atual de pandemia pode estar se perguntando se o seu seguro cobre procedimentos relacionados a Covid-19 (doença provocada pelo Coronavírus).
Desde março, o exame para detecção do Coronavírus passou a fazer parte do rol de procedimentos obrigatórios para os beneficiários de seguros de saúde, seja ele um plano de saúde Bradesco, individual, empresarial, ou qualquer outra opção disponível no mercado.
Esse exame é crucial para ter a confirmação do coronavírus e deve ser coberto pelos planos de saúde, bem como o atendimento de pacientes com resultado positivo.
Por mais que a contratação de um seguro seja feita através de um contrato com diversas regras, caso exista algum problema no atendimento (de consulta, exame ou tratamento) é importante acionar a operadora e até mesmo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), se necessário.
Mas, como fazer a solicitação do exame? O plano também deve arcar com a medicação para o tratamento? Se o exame for realizado fora da rede credenciada, é possível solicitar reembolso?
A resposta para essas e outras dúvidas relacionadas a seguros de saúde e coronavírus você confere a seguir!
Dúvidas sobre planos de saúde e Coronavírus
O teste para a detecção de Coronavírus pode ser feito por planos de saúde em todas as segmentações, sendo ambulatorial, hospitalar ou referência e deverá ser solicitado por indicação médica, de acordo com o protocolo definido pelo Ministério da Saúde.
A recomendação da ANS é que os beneficiários não procurem por hospitais ou outras unidades de saúde sem que antes consultem a operadora de seu plano de saúde.
Isso é importante para que exista uma orientação adequada sobre a realização do exame, além do auxílio para possíveis dúvidas sobre diagnóstico e tratamento da doença.
Veja a seguir as principais dúvidas sobre planos de saúde e os procedimentos relacionados à Coronavírus:
O plano de saúde pode se recusar a fazer o exame?
A ANS fez a inclusão do teste de detecção do Coronavírus no rol de procedimento obrigatórios para planos de saúde. Com isso, o plano não pode se recusar a realizar o procedimento.
No entanto, o exame será feito apenas se existir a orientação médica.
É possível receber reembolso se o exame for realizado fora da rede credenciada?
Sim, o reembolso pode ser solicitado para a operadora do plano de saúde.
Isso pode acontecer porque em casos de urgência ou emergência, ou caso o teste não esteja disponível na rede credenciada, o beneficiário pode realizá-lo em outro local e solicitar seu reembolso, que deve ser realizado em até 30 dias.
Em caso positivo para Coronavírus, o plano é obrigado a pagar os medicamentos do paciente?
Ainda não existe um tratamento para o Coronavírus, mas os planos de saúde devem cobrir gastos com medicamentos utilizados durante a internação ou exames, como tomografias, por exemplo.
Gastos com remédios que o paciente deverá tomar em casa, não são de obrigatoriedade do plano de saúde.
Quem está no prazo de carência, também deve receber atendimento médico no caso de Coronavírus?
De acordo com especialistas e o entendimento da Justiça de Brasília, o prazo de carência não deve impedir que novos beneficiários sejam impedidos de receber atendimento médico de urgência e emergência.
O prazo para a realização de exames e de internação é de 180 dias. No entanto, esse período cai para 24 horas para possíveis casos de emergência ou urgência. Isso significa que um beneficiário com coronavírus, considerando que estamos vivendo uma pandemia, pode se enquadrar neste prazo.
Informações importantes para beneficiários de planos de saúde
Todas as pessoas precisam seguir as orientações de autoridades de saúde sobre os cuidados para evitar o Coronavírus, mas se você já é beneficiário de um plano de saúde, também é importante que você tenha atenção as orientações abaixo:
● Antes de procurar por um hospital, entre em contato com o seu plano de saúde para receber as devidas orientações, como por exemplo, onde deve receber atendimento adequado, tanto para consulta quanto para a realização do exame;
● Devido à alta demanda de casos de Covid-19, pode ser que existam restrições na utilização do seu plano. Caso você não consiga atendimento no seu hospital de referência por ele não ter disponibilidade, seu plano deverá te encaminhar para outra unidade;
● Caso todos os hospitais da rede credenciado do seu plano estejam indisponíveis, você pode buscar por atendimento na rede pública de saúde ou pagar um atendimento privado, que posteriormente pode ser reembolsado pela operadora.
Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre planos de saúde e coronavírus, mas caso você ainda precise de mais orientações, entre em contato como seu plano de saúde e solicite as orientações necessárias ou então procure uma cotação de plano de saúde.