A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a “Campanha Janeiro Roxo e Branco”, mês de conscientização, prevenção e combate à Hanseníase, além do incentivo aos cuidados com a saúde mental e emocional.
A hanseníase é uma doença infecciosa, que pode levar a incapacidades físicas. No entanto, o tratamento precoce assegura a cura da doença. O tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda de acordo com a diretora da Atenção Básica; Jéssica Louback, os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica de um profissional da Unidade Básica, pois as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para auxiliar, proceder exames, ofertar orientações e iniciar o tratamento. Apesar de ser uma doença infecciosa, o tratamento promove a cura.
Em continuidade às ações voltadas ao mês de Janeiro Branco e os cuidados relacionados à saúde mental, o Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também aderiu a campanha que representa um alerta com relação aos cuidados com a saúde mental e emocional da população.
Segundo o Enfermeiro, Emerson William Delben do CAPS de Rolim de Moura atende aproximadamente 60 pessoas ao dia. Diante dessa realidade o CAPS de Rolim de Moura tem realizado um trabalho voltado para essa causa e desenvolvido diversas atividades com a população ao decorrer do ano.
Toda forma de mobilização e de visualização de nossas campanhas é importante para lembrar as pessoas. Atividades como esta têm o objetivo de envolver usuários e familiares para promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos principais problemas relacionados à nossa saúde, enfatiza Lucilene André.
O nosso papel é cuidar do nosso povo e com o trabalho do corpo docente da SEMUSA a população terá todo apoio e atendimento necessário que é de fundamental importância para nós Rolimourenses, destaca o prefeito Aldo Júlio.