Vivemos em um mundo no qual a preocupação com a boa imagem e a beleza se tornou cada vez mais constante, por diversos motivos. Muitos tratamentos envolvendo a pele da face e a boca surgiram. Mas, afinal, qual a relação da saúde bucal e autoestima?
Nos últimos tempos o número de procedimentos e cirurgias estéticas aumentou consideravelmente e os dentes não ficaram de fora.
Além da busca por um corpo escultural e um formato de rosto harmônico, os dentes retos e brancos também se tornaram o objetivo de quem busca uma boa imagem.
Neste artigo vamos abordar como a saúde bucal e autoestima estão relacionadas, evidenciando como ter um sorriso bonito pode fazer toda a diferença no bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Mas, o que é autoestima?
A autoestima é um conjunto de características que uma pessoa designa a ela mesma, sejam elas aspectos positivos ou negativos. Ou seja, se trata da autopercepção, sobre a aparência e virtudes/falhas.
Com isso, uma pessoa que sabe enxergar suas qualidades e valorizá-las, apresenta uma boa autoestima, identificando o próprio potencial e ampliando as relações.
Contudo, o contrário também pode ocorrer; bem como alguns aspectos podem incomodar ou trazer constrangimento, demandando atenção.
Afinal, a autoestima não está ligada apenas à beleza interior e às qualidades de um indivíduo, ela está diretamente relacionada aos aspectos externos, físicos de alguém.
Em uma sociedade na qual a imagem se mostra importante, com pessoas realizando diversos procedimentos estéticos, é comum que se crie um padrão e aqueles que não se adequam a ele podem se sentir inseguros e desconfortáveis.
Como a saúde bucal interfere na autoestima?
A saúde bucal é tão importante quanto a saúde física. Por isso, cuidar dos dentes também deve ser uma prioridade.
Contudo, para além dos processos de limpeza ou consultas para averiguar dores, a odontologia pode contribuir com a manutenção da saúde bucal e ampliar a estética do sorriso, melhorando a funcionalidade e a beleza da estrutura.
Para isso, alguns procedimentos podem ser realizados, impactando em uma mastigação mais eficiente e na melhora da autoestima e do bem-estar.
Problemas bucais como halitose, dentes tortos ou desgastes na cor podem gerar situações de constrangimento, além de interferir na qualidade de vida e das relações.
Isso porque as pessoas que não se reconhecem no padrão de beleza estabelecido, bem como se sentem incomodadas com algum aspecto de seu corpo, podem se sentir cabisbaixas, envergonhadas e indispostas. Ou seja, excluídas.
Inclusive, a vergonha pode ocorrer mesmo ao sorrir em público, ou em uma foto com a família e amigos, comprometendo diretamente na relação consigo mesmo e com os demais.
O que fazer para ter um sorriso mais bonito?
Felizmente, a tecnologia também trouxe imensos benefícios para a saúde e, claro, os queridos dentes também podem ser tratados e aperfeiçoados por meio da inovação e mudanças ocorridas.
Antigamente acreditava-se que quem possuía um sorriso bonito eram pessoas que tiveram a sorte de nascer daquele jeito ou porque possuíam um convênio dentário, que poderia demandar um alto investimento.
No entanto, isso não precisa ser realidade e muitos procedimentos e planos se tornam cada dia mais acessíveis – principalmente por conta das novidades que surgem no setor.
Confira abaixo alguns dos procedimentos mais comuns que podem ser realizados para corrigir alguns erros nos dentes:
1. Aparelho invisível
O aparelho invisível, ou invisalign, como é mais conhecido, se tornou uma febre nos últimos tempos.
Na prática ele consiste em um pequeno molde criado de acordo com a mordida do paciente e suas necessidades de correção.
É um modelo transparente que, quando colocado, é imperceptível. Fazendo com que ninguém perceba que o aparelho está sendo utilizado.
No Brasil, grande parte dos convênios odontológicos já aderiram a esse novo método, por ser uma ótima opção para os pacientes que desejam alterar a imagem do sorriso.
Esse modelo permite um maior conforto para o tratamento, que resolve quaisquer problemas de alinhamento dos dentes e mordidas tortas, como o modelo tradicional – mas de forma mais discreta.
2. Lente de contato dental
A lente de contato dental também é um dos procedimentos mais procurados atualmente, não é à toa que vários famosos já aderiram a essa opção.
O processo consiste na implantação de pequenas películas sobre os dentes, removendo os espaços e proporcionando um sorriso alinhado e branco.
Se você possuir um convênio odontológico, pode verificar junto a ele se esse serviço está disponível e como é feita a cobertura nesses casos.
Não esqueça de procurar um bom profissional e clínica para realizar o procedimento de forma segura e eficaz.
3. Clareamento dental
O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais tradicionais, podendo ser feito no consultório do convênio dentista ou mesmo em clínicas particulares.
Existem várias formas de realizar o clareamento dental, sendo que a prática consiste na aplicação do gel clareador.
Passado um tempo determinado, o gel é retirado. Para a obtenção do resultado mais de uma sessão pode ser necessária. Assim, com um tratamento contínuo, os dentes ficarão mais branquinhos.
Considerações finais
No mercado odontológico existem diversos procedimentos estéticos que visam atender as necessidades relacionadas à beleza e funcionalidade do sorriso – fazendo com que os pacientes se sintam melhor.
Para isso, consultar regularmente o dentista e, se houver a vontade de fazer algum procedimento estético, manifestar o interesse e averiguar se é a melhor opção é primordial, mantendo a saúde bucal em dia.
Lembre-se que a autoestima e o bem-estar vão além do que é visto no espelho, por isso é preciso ter atenção ao recorrer aos procedimentos e priorizar sempre cuidar da saúde.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.