Todo mundo que quer entender a dependência química ou a vida dos dependentes precisa compreender, em primeiro lugar, os principais efeitos das drogas no organismo.
Sim, na verdade, existem diversos efeitos diferentes, cada um para um tipo de substância química, natural ou sintética, ilícitas, consumidas por 3,5 milhões de pessoas, ou lícitas.
Quer aprender quais são os principais efeitos das drogas no organismo? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Quais são os diferentes tipos de drogas atuais?
O primeiro ponto para compreender os principais efeitos das drogas no organismo é entender que nem toda substância é igual ou age a mesma forma. Por exemplo, basta ver as diferenças entre duas drogas lícitas e amplamente disponíveis: o álcool e o café.
Uma lata de cerveja, por exemplo, causa um efeito praticamente inverso ao de uma xícara de café. O mesmo pode ser dito de drogas como a nicotina, a maconha, a cocaína, os remédios para dormir e por aí vai.
Por isso, a maneira mais fácil de entender os diferentes efeitos das drogas no organismo é dividi-los em grupos. Ao todo, temos 4 grandes grupos de efeitos.
O primeiro grupo são as drogas hipnóticas, cujo principal efeito é levar ao sono e alterar o estado de consciência da pessoa. Normalmente, essas drogas assumem o papel de remédios para dormir, desses que você compra na farmácia, com ou sem prescrição médica.
O segundo grupo são as drogas alucinógenas, cujo efeito é o de distorcer a percepção da realidade e causar alucinações. Alguns cogumelos, o LSD e o ecstasy são os principais exemplos de drogas alucinógenas.
No entanto, vale lembrar que não são todas as drogas que causam alucinações ao alterar a percepção da realidade que são consideradas alucinógenas. O álcool, por exemplo, é uma droga que pode causar a visão dupla, mas não é alucinógena.
O terceiro tipo de drogas são as analgésicas. Elas relaxam a musculatura do corpo, o que libera hormônios que causam uma sensação de bem-estar. Um exemplo clássico é o álcool, que tem esse efeito no organismo e, por isso, é consumido regularmente por mais de 40 milhões de pessoas só no Brasil.
Por fim, existem as drogas estimulantes, que aceleram o ritmo do organismo, os níveis de atividade motora e deixa as pessoas mais alertas. O café e a cocaína entram nesse grupo.
Quais os principais efeitos das drogas no organismo?
Considerando todos esses grupos, é possível entender os tipos de efeitos que as drogas causam no organismo, variando desde colocar no sono até deixar a pessoa “ligada”.
No entanto, um importante conceito a entender ao estudar os principais efeitos das drogas no organismo é o efeito de rebote pelo retorno ao estado normal após a alteração da substância.
Por exemplo, imagine as drogas estimulantes, que são normalmente usadas para que as pessoas fiquem “mais felizes”. Por ser algo temporário, o rebote costuma deixar a pessoa ainda mais triste do que ela estava antes.
Isso acontece por causa da elasticidade emocional. Pense numa escala numérica de 0 a 10 em que 0 é o mais triste possível e 10 é o mais feliz possível.
Se a pessoa estiver em um 4 e usar uma droga estimulante para chegar ao 8, quando o efeito passar ela vai retornar para o 4. No entanto, a “sensação” será pior do que 4 porque ela terá sentido a queda de um 8 para um 4, ou seja, terá sentido a perda de 4 níveis de “felicidade”.
Esse é um dos piores efeitos das drogas e que mais causa dependência química, além de levar a pessoa a uma internação involuntária, pois é necessário cada vez mais doses para sair desse “buraco” emocional.
Efeitos parecidos acontecem com outras substâncias. Por isso, é importante entender os principais efeitos das drogas no organismo para compreender a situação de quem é dependente químico.
Você gostou do artigo? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre ele!