As influências das redes sociais estão em todas as áreas da nossa sociedade, inclusive na odontologia. Por isso, é praticamente obrigatório que dentistas tenham uma forte presença nas redes. Confira algumas dicas que te ajudarão a fazer bom uso desses recursos.
Atualmente, é impossível falar em divulgar uma marca ou negócio sem falar das redes sociais. Isso porque a divulgação tem como objetivo levar o seu serviço para o maior número de pessoas possível e, nos dias de hoje, quase todo mundo está nas redes.
Sendo assim, para que sua clínica consiga se sobressair perante as demais e tenha uma posição relevante no mercado, é preciso uma forte presença nas redes sociais. Com isso, você conseguirá, também, atrair clientes e fidelizar aqueles que já te visitaram.
Como conseguir mais pacientes por meio das redes sociais?
Fazer um bom trabalho de marketing nas redes sociais requer planejamento e análise.
Para te ajudar com esse desafio separamos algumas dicas para você ter um melhor aproveitamento dessas ferramentas!
1.Conheça o seu público
Para otimizar suas redes sociais não basta sair fazendo postagens livremente, é preciso saber por quem é formada a sua audiência e o que eles estão querendo saber.
Por isso, é essencial que você saiba o seu público-alvo para poder produzir conteúdos relevantes para eles.
Pense da seguinte forma: Você é especialista em cuidar dos dentes de adolescentes e, por isso, deve saber que o que eles mais procuram no consultório é tratamentos com aparelho ortodontico ou outras opções que façam a correção, mas não interfiram tanto na estética do sorriso.
A mesma lógica pode ser utilizada na hora de decidir quais conteúdos e formatos serão veiculados nas suas redes.
Para fazer isso, considere algumas informações que irão te ajudar a criar uma persona, ou seja, um paciente fictício que representa o público das suas redes:
- gênero;
- idade;
- escolaridad;,
- cargo;
- hobbie;,
- estado civil.
Depois de levantar essas informações se faça as seguintes perguntas:
- Quais as redes sociais que eles utilizam?;
- Em quais horários?;
- Quanto tempo eles passam navegando pelas redes?;
- Como interagem em cada uma das redes sociais?.
A partir desse questionamento você saberá quem é o seu público e o que melhor se encaixa para ele. Se a conclusão for que eles são adultos de meia-idade, por exemplo, criar conteúdos sobre tratamento de canal e implante dentario pode ser interessante.
2. Escolha a rede social ideal
Ter uma presença sólida na internet não é sinônimo de sair criando contas em todas as redes sociais disponíveis. Isso porque, nem todas são ideais para atender às suas necessidades.
Cada rede social tem um perfil de usuário diferente, sendo assim, se você escolher aquela em que o seu público não está você estará, basicamente, falando com ninguém e desperdiçando tempo e recursos.
Para a odontologia as melhores opções são o Facebook e o Instagram, pois disponibilizam um espaço amplo para a veiculação e produção de conteúdos e um canal direto para conversar com outros profissionais e futuros pacientes.
3.Engajamento é tudo
Agora que você já escolheu a rede social perfeita para as sua necessidade chegou a hora de criar estratégias para manter o seu público engajado, ou seja, fazê-los querer interagir com você e com a sua clínica.
Para manter as suas redes sociais atualizadas regularmente, crie um cronograma de postagens com, no mínimo, dois posts por semanas.
As postagens devem consistir em informações, você pode criar materiais com curiosidades e temas que instiguem o seus seguidores a lerem mais e entrarem em contato com você.
Para isso, o dia a dia do seu consultório é uma ótima fonte de ideias para pautas. Pense nos problemas recorrentes tratados por você, nas dúvidas mais comuns e os erros cometidos pelos pacientes durante os tratamentos.
Antes de qualquer coisa é importante dizer que as redes sociais funcionam por meio de algoritmos, isso quer dizer que o alcance dos seus posts irão depender deles.
Assim, nem todos as suas postagens serão entregues para todos os seguidores.
É por esse motivo que ter muitos seguidores não significa que muitas pessoas estão vendo seus conteúdos.
Apesar disso, existem algumas medidas que você pode tomar para fazer o algoritmo trabalhar a seu favor:
Hashtag
É pelas hashtags que as pessoas, sejam elas seus seguidores ou não, irão encontrar o seu conteúdo ao fazer pesquisa por determinados temas.
Desta forma, o algoritmo não só irá entregar a sua postagem como resultado de pesquisa, como também irá mostrá-la na parte de descobertas, conforme os temas com que o usuário interagiu anteriormente.
Para fazer um bom uso desse recurso pesquise por hashtags já existentes com o assunto do seu post. Sendo assim, se você for fazer um conteúdo sobre quanto custa um implante dentario, por exemplo, coloque na legenda da foto #implantedentario.
Menção de outros perfis
Mencionar outros perfis de clínicas odontológicas, dentistas, marcas e usuários é uma ótima forma de atrair pessoas que não te seguem ainda. Isso porque, ao mencioná-los, você será visto pelas pessoas que os seguem.
Obviamente, isso tem que ser feito com cautela, não saia marcando pessoas aleatórios em posts que não dizem respeito a elas.
Escolha horários de publicação
Apesar de ser uma rede social popular a maioria das pessoas não ficam conectadas o dia todo, sendo assim, muitas delas nem vão ver as coisas que você postar em horários em que todos estão trabalhando ou estudando, por exemplo.
Para não correr esse risco faça postagens em horários e dias da semana distintos para verificar a quantidade de interação e visualização de seus conteúdos. Assim, você poderá determinar quais são os melhores momentos para fazer postagens.
A lógica do algoritmo funciona da mesma forma no Facebook. Para otimizar a sua página na plataforma e aumentar o nível de engajamento , fique atento as seguintes dicas:
Estimule a interação
Para ganhar a confiança de seus seguidores e, assim, novos pacientes, oferecer um espaço em que eles se sintam ouvidos e onde eles possam ir quando tiverem uma dúvida é essencial.
Para isso, dedique um tempo especialmente para responder comentários e crie conteúdos que permitam a interação, como as lives, e vídeos de perguntas e respostas.
Imagens
Apesar de contar com um espaço amplo para a postagem de textos, as redes sociais têm um forte apelo visual.
Por esse motivo, é importante que você invista em uma identidade visual agradável e que seja a cara da sua clínica, com imagens de qualidade para ilustrar as suas postagens e peças padronizadas para determinadas postagens, como anúncios de live ou chamadas para alguma postagem no seu blog.
Investindo em outros conteúdos
As redes sociais são peças fundamentais na divulgação online, mas não são as únicas ferramentas disponíveis. Para fazer a sua estratégia digital ainda mais forte invista em um blog!
O blog te permite criar um espaço próprio, em que você não precisará ficar dependendo de algoritmos para falar com o seu público e, ainda, tem liberdade de criar conteúdos mais extensos e ricos em informação.
Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.