Quase todo mundo se preocupa com a aparência e, certamente, todas as pessoas desejam gostar daquilo que olham no espelho. Embora muitas vezes essa preocupação esteja relacionada a questões psicológicas, existem casos em que o “defeito” realmente existe e o paciente já tentou outras opções e não resolveu. Uma cirurgia estética pode ser a solução para esses indivíduos.
A cirurgia estética é um tipo de cirurgia plástica que tem como objetivo a correção estética de algum problema ou característica que incomoda o paciente. Ela se difere da cirurgia plástica justamente por não ter caráter reparador ou funcional. A meta neste caso é fazer com que o paciente se sinta bem com a própria aparência. Um exemplo disso são as chamadas “orelhas de abano”.
Quais são cirurgias estéticas mais procuradas?
Existem alguns tipos de cirurgias estéticas que são as “queridinhas” dos brasileiros. São elas:
- Rinoplastia: cirurgia no nariz;
- Otoplastia: cirurgia nas orelhas;
- Ninfoplastia: cirurgia íntima;
- Mamoplastia de aumento: quem quer colocar silicone;
- Mastopexia com prótese: levantamento das mamas;
- Mamoplastia redutora: redução das mamas;
- Abdominoplastia: flacidez abdominal;
- Miniabdominoplastia;
- Lipoaspiração.
Quem pode fazer e quando?
Não há uma regra quanto a quem não pode fazer, pois cada caso deve ser examinado de maneira individualizada. Uma pessoa com a mesma idade e que apresente o mesmo problema que outra pode ser autorizada a realizar o procedimento, enquanto a outra não.
É claro que existem fatores que podem determinar esse aspecto. Um deles é a idade. Por exemplo, o ideal é que a rinoplastia seja feita apenas a partir dos 15 anos, já no caso da Ninfoplastia a partir dos 18 e assim segue. O momento de realizar a cirurgia estética também vai depender do quanto aquele problema afeta a vida do paciente.
Por exemplo, uma mulher que já teve filhos e ficou com a barriga flácida após o parto: em alguns casos, mesmo dieta e exercícios não conseguem reduzir a flacidez do tecido. Isso pode afetar significativamente a autoestima da mulher e, nesse caso, realizar uma abdominoplastia pode ser a solução.
Quais são as indicações e contraindicações?
As indicações para a cirurgia estética também dependem de cada caso. Por exemplo, uma mulher que deseja reduzir as mamas porque está sentindo dor nas costas pode ser submetida à Mamoplastia Redutora. A Rinoplastia para uma pessoa com mais de 15 anos e com problemas para respirar por um desvio de septo também tem indicação.
Já no caso da contraindicação também depende de cada caso, mas há fatores que são gerais. Por exemplo, se o paciente fuma e não está disposto a se abster do cigarro para realizar a cirurgia, pelo menos por 30 dias, então a cirurgia estética é contraindicada. Há também outros problemas de saúde que podem impedir o procedimento.
Que médico procurar?
Na hora de realizar uma cirurgia estética você deve procurar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso oferece muito mais credibilidade sobre a competência do profissional. É importante que esse profissional te passe a segurança necessária e tranquilidade para esse momento.
Por agência WSI