Você sabe qual a diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador? Se não sabe, mas quer trabalhar com grandes nomes do mercado, como o escritório Veiga Gestão, precisa aprender. Afinal de contas, existe uma distinção específica nesse caso e é importante saber para poder estabelecer medidas adequadas dentro da sua empresa ou nas empresas nas quais você trabalhar como consultor.
Aos poucos, o mercado vai se tornando cada vez mais e mais preocupado em garantir uma boa saúde para os funcionários. Não é nem tanto uma questão de medo de levar processos mas sim um problema moral, além de econômico. Não só é errado moralmente não cuidar da saúde dos trabalhadores dentro de uma empresa (inclusive mental), como reduz a produtividade do negócio, o que torna a empresa menos competitiva.
Para isso, no entanto, é importante saber qual a diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador. Quer saber quais são? Então siga a leitura abaixo!
O que é saúde ocupacional?
O conceito de Saúde Ocupacional é relativamente mais recente, criado no período pós-guerra, com o retorno de atividades industriais. Ela consiste na intervenção em ambiente de trabalho e cultura empresarial para realizar um controle de riscos de segurança para a saúde das pessoas no local de trabalho. Sendo assim, é uma atividade relativamente teórica. Seu objetivo é fazer a análise de riscos, elaboração de medidas de segurança, cursos, palestras e seminários para maior conscientização de riscos e medidas protetivas, tanto para empresários, gerentes e administradores, quanto para os próprios trabalhadores.
O que é saúde do trabalhador?
A saúde do trabalhador, ou saúde do trabalho, é um campo medicinal que trabalha com a saúde física, mental e emocional dos trabalhadores. Portanto, é um campo da Medicina que quer entender e trabalhar dentro da relação entre o trabalho físico ou mental e saúde das pessoas. Assim, é uma área que visa não só proteger e evitar danos ou doenças oriundas do trabalho, como também quer curar problemas que já existam ou venham a existir.
Na prática, é uma área da Medicina que não só é teórica do ponto de vista de estudo e análise de casos, mas também tem uma aplicação direta muito significativa, com o objetivo de garantir mais segurança, proteção e saúde para todos.
Qual a diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador?
Agora que já definimos os dois elementos, é hora de entender a diferença básica entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador. No geral, podemos definir a questão como grupo ou indivíduo.
A saúde ocupacional pensa mais no ambiente e no grupo. Isso significa que sua atuação é mais teórica, pois ela pensa no risco do processo de produção sem considerar especificamente cada pessoa. Por exemplo, pense em um açougue. Na saúde ocupacional, não importa se é o João ou o José que está cortando a carne, o que importa é que há um risco básico de ferimento por faca nessa ação, além de um risco de contaminação, térmico e de esforço. Portanto, a saúde ocupacional analisará o cenário e elaborará medidas que evitem esse risco, além de promover palestras e cursos para que sejam colocadas em prática.
Já a saúde do trabalhador vai interagir diretamente com o João ou o José para ver o impacto do trabalho no açougue. Ela avaliará se há danos no braço deles, se as idas à câmara fria tiveram algum impacto ou se é necessário passar algum remédio para eles.
Agora que você já sabe qual a diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador, é hora de colocar esses conhecimentos em prática. Dessa forma, você poderá ajudar a vida de muitas pessoas a se tornar mais seguras e protegidas, com menos problemas de saúde oriundos de hábitos no trabalho ou riscos específicos de certas profissões do mercado de trabalho.
E aí, gostou do texto? Então comente abaixo com a sua opinião!