A hérnia que acomete a região do abdômen é tecnicamente denominada hérnia abdominal, e caracteriza-se por um abaulamento de algum órgão daquela área para fora da cavidade abdominal.
A hérnia abdominal gera o surgimento de uma proeminência, chamada de abaulamento, na parte do tronco que guarda em seu imediato interior a parede abdominal. Geralmente, isso ocorre em razão de alguma falha nas camadas da mencionada parede abdominal, como músculos e aponeuroses.
Deve-se buscar apoio imediato quando se nota o surgimento da hérnia na barriga pois, se não tratada, ela pode causar o estrangulamento de algum órgão vital, situação na qual, potencialmente, pode se dar forte queda da circulação sanguínea no local, em que há o risco, em casos extremos, de necrose.
Quais são os sintomas de uma hérnia abdominal?
Normalmente, o sintoma mais evidente de uma hérnia abdominal se caracteriza pela progressiva deformação da barriga do futuro paciente acusa o que provavelmente está ocorrendo. Entretanto, mais sintomas podem indicar a presença da condição, como:
- Dor na região abdominal — às vezes, intensa;
- Progressiva vermelhidão no local;
- Inchaço da barriga, causado pelo abaulamento;
- Náuseas constantes;
- Vômitos.
É importante ressaltar que os sintomas podem ser piores quando o paciente realiza esforços físicos, tais como erguer algo pesado, permanecer em pé ou mesmo caminhar durante um bom tempo.
Quando o abdômen se contrai de forma rápida, o que acontece durante o esforço para tossir ou evacuar, por exemplo, pode ocorrer um aumento significativo da dor.
O que a hérnia pode causar?
Além do estrangulamento de órgãos na área da barriga, a hérnia abdominal, se não for tratada, traz o risco da obstrução intestinal, o que ocorre quando o conteúdo intestinal não consegue atravessar a região tomada pela hérnia.
Ainda pode ocorrer das vísceras ficarem presas no orifício da hérnia, deixando de retornar à sua posição original. O resultado é um bloqueio do sangue no trecho, o que pode causar a necrose do tecido.
Caso as vísceras fiquem envolvidas por uma alça intestinal, pode haver o risco até mesmo do rompimento de órgãos internos.
O que acontece se uma hérnia estourar?
Normalmente, a hérnia estoura devido ao chamado estrangulamento herniário, que acontece quando a estrutura se desloca e fica presa na abertura. Com isso o órgão extravasado não consegue mais se movimentar.
Como consequência, a alça intestinal sofre algo como uma torção e deixa de ser capaz de receber, o que conduz ao colapso da parte do intestino que está sendo afetada pelo processo.
Esta parte do intestino acaba por se desprender, causando uma perfuração no órgão. Com isso, todo o líquido intestinal vaza e inunda a cavidade abdominal.
Caso isso ocorra, é necessária umaintervenção cirúrgica em caráter de urgência.
É importante enfatizar que, em qualquer um dos casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, já que o único tratamento da condição é feito por meio de cirurgia.
Na cirurgia de hérnia é feito o reposicionamento do órgão no seu local correto, a cavidade abdominal, e o fechamento do chamado anel herniário, o que pode ser feito por sutura, que também pode ser feita com a colocação de uma tela para reforçar a região afetada.
Por Agência WSI