Esporte que ganhou maior visibilidade na região norte da Itália, na década de 1980, o Beach Tennis foi criado a partir de uma outra modalidade de areia, o frescobol.
Para além do contato com a natureza, o tênis de praia pode ser um poderoso aliado do combate ao sedentarismo, uma vez que trabalha todo o corpo, incentiva o desenvolvimento físico e motor e proporciona um alto gasto de energia e de calorias.
Neste artigo, destacamos os principais benefícios da modalidade para o seu bem-estar físico e mental:
Sobre o fortalecimento muscular durante as partidas
Todo o sistema muscular do corpo humano, da cabeça aos pés, é afetado no decorrer de uma partida de Beach Tennis.
Nosso corpo é composto por mais ou menos 600 músculos, que colaboram para nossa movimentação, em parceria com os ossos, as articulações e os tendões.
São quatro grandes grupos musculares: os músculos da cabeça e do pescoço, do tórax e do abdômen, dos membros superiores e dos membros inferiores.
Mas os que mais trabalham durante a partida são os músculos dos membros inferiores. Isso porque a todo momento os tenistas precisam correr de encontro às bolas, tarefa não muito simples considerando a maciez da areia.
Por exigir muito do corpo humano, a prática de esportes na areia exige cautela, principalmente se você não está acostumado com atividades físicas regulares.
Essa desestabilização do solo trabalha também para a contração das regiões do abdômen, do quadril e da lombar, de modo que o corpo permaneça estável e equilibrado.
Por fim, os músculos dos membros superiores, braços e ombros, são fortalecidos pela repetição dos movimentos da raquete.
Sobre o maior gasto calórico e energético
Toda essa movimentação dentro das quatro linhas, para além do fortalecimento muscular, colabora com a queima acelerada de calorias (ou gasto energético).
Em média, uma hora praticando Beach Tennis pode resultar na redução de mais ou menos 600 calorias.
Isso acontece porque os tenistas de praia realizam uma série de exercícios aeróbicos no decorrer das partidas, o que movimenta o organismo e acelera o metabolismo, queimando calorias.
Esse gasto elevado é resultado da movimentação em uma quadra de areia fofa, que exige mais da musculatura das pernas, sobretudo quando comparada às quadras tradicionais de tênis, feitas em grama, carpete, saibro e até concreto.
Sobre a ampliação da coordenação motora
Para além do desenvolvimento físico, obtido a partir dos exercícios aeróbicos, é fundamental atentar-se também para o desenvolvimento motor do atleta de Beach Tennis.
Embora aconteçam involuntariamente, os reflexos são reações a estímulos sensoriais. Logo, a partir da necessidade de se movimentar rapidamente durante os jogos, os atletas de tênis de praia costumam desenvolver um rápido reflexo.
Além disso, para controlar seus membros inferiores e superiores, ao mesmo tempo que escolhe o melhor golpe para rebater as bolas, o jogador dessa modalidade precisa de muita coordenação motora.
Tudo isso aumenta sua percepção corporal e, por conseguinte, desenvolve seu reflexo e coordenação, a partir da repetição desses movimentos.
Sobre os ganhos em agilidade e condicionamento aeróbico
O espaço usado para a prática de Beach Tennis, em comparação às quadras da modalidade convencional, proporciona alguns ganhos importantes em termos de agilidade.
Menor, a quadra de areia pede uma movimentação precisa e coordenada, principalmente para as duplas. Tanto as defesas como os ataques pedem agilidade, o que dificulta é a superfície macia.
À vista disso, quem opta por esportes jogados na areia da praia costuma ser mais ágil em outras superfícies, uma vez que não encontra a resistência comum das areias.
Existem três elementos essenciais aos praticantes: a explosão, a resistência e o fôlego. Logo, o que ganha com a prática do esporte é o seu condicionamento aeróbico.
Para além dos ganhos físicos
Já é bastante disseminada a noção de que a prática de esportes costuma despertar sentimentos de vitalidade que permanecem durante o dia. Isso acontece porque atividades físicas liberam hormônios que influenciam nosso humor.
Com a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar, a prática de exercícios torna-se uma oportunidade de fugir do estresse cotidiano, característico dos grandes meios urbanos.
No caso do Beach Tennis, a praia é mais um elemento motivador, em especial para quem pratica o esporte de maneira recreativa, podendo aproveitar ainda mais da atmosfera descontraída e do mergulho antes de deixar a areia.
Por fim, bons jogadores da modalidade costumam tomar decisões de maneira mais ágil, já que estão acostumados a antecipar as bolas de curta distância e os golpes mais rápidos.
Agora que você já conhece as principais vantagens da prática de Beach Tennis para o seu bem-estar, o que acha de procurar por novos jogadores e iniciar a sua própria liga? Quem sabe, você pode se tornar o próximo grande nome do esporte!
Mas, antes, lembre-se de tomar os devidos cuidados: procure orientação de um profissional, respeite os limites do seu corpo, mantenha-se hidratado e abuse do filtro solar. Você encontra mais informações sobre esse esporte maravilhoso no site Beach Tennis BRA.