Cuidados valem até mesmo para ficar dentro de casa.
Verão é sinônimo de praia, férias e momentos alegres, mas pode ser sinônimo de desconforto, principalmente para quem tem a pele sensível ou sofre com alergias. Escolher tecidos de roupas íntimas mais leves, cuidar da pele e do cabelo, além de manter o corpo hidratado são algumas das recomendações para deixar os dias quentes mais agradáveis.
Para algumas pessoas, por exemplo, profissionais que trabalham expostos ao sol, o uso de protetor solar e de peças fechadas faz parte do material de trabalho. Embora a popularidade do skincare tenha incentivado muitas pessoas a fazerem uso filtro solar, ainda é pouco o número que se protege continuamente do sol.
Neste artigo, você encontra as melhores maneiras de se proteger contra os efeitos do sol em excesso, mantendo a sua rotina de trabalho ou de lazer em dias quentes com menos riscos para a saúde.
Os prós e os contras da exposição à luz solar
Não é segredo para ninguém que o sol é um dos motivos pelos quais as vidas na Terra existem. Porém, como tudo em excesso gera algum tipo de instabilidade, a luz do sol pode oferecer riscos de diferentes níveis à saúde. Entretanto, também existem benefícios, e com os cuidados certos é possível curtir o dia ensolarado à vontade.
- Benefícios: a luz do sol oferece vitamina D, que contribui com o sistema imunológico; ajuda no tratamento de fungos que causam manchas na pele; e permite o bronzeado natural.
- Contras: exposição excessiva pode causar irritações, queimaduras e desidratação; radiação solar tem maior incidência ao longo do dia, e a exposição frequente aumenta as chances de câncer de pele e de manchas escuras.
Sabendo disso, veja as recomendações de como se expor à luz solar (por vontade própria ou não) se protegendo adequadamente para evitar os efeitos indesejados.
Use protetor solar
Se engana quem acha que o protetor solar é necessário só na praia. O uso contínuo de proteção solar evita o surgimento e o agravamento de manchas na pele, previne câncer, ajuda a manter a hidratação por mais tempo e ainda pode integrar a rotina de maquiagem.
O ideal é que o fator esteja de acordo com seu tom de pele — peles com mais melanina não precisam de fator de proteção tão altos quanto peles extremamente claras —, e a reaplicação deve ser feita conforme indicado pelo fabricante. Por padrão, a quantidade equivalente a uma moeda de R$ 1 é suficiente para proteger o rosto, com reaplicação a cada 3 horas ou após contato com água e suor.
Hidrate o corpo
Não importa se você está em casa ou viajando, manter a hidratação do corpo em dias de sol é fundamental. A exposição direta ao sol aumenta a temperatura do corpo, intensificando a perda de líquido. Além de manter a temperatura corporal, ingerir bastante líquido preserva a hidratação da pele e regula o sistema renal.
Opte por roupas de tecidos naturais
Muita gente precisa usar trajes mais formais para o trabalho, o que acaba gerando um intenso desconforto em dias de sol. A dica é escolher peças de tecidos leves e respiráveis, de preferência naturais. Cuecas de algodão ou poliamida ajudam a resfriar a região íntima, e camisas de linho ou tricoline ajudam na evaporação do suor.
O verão também possui épocas de chuvas repentinas, e se você se molhou fora de casa, o ideal é que não permaneça com as roupas molhadas por muito tempo. Além de ajudar na proliferação de fungos, elas podem causar mau cheiro e gerar desconforto.
Tome banho corretamente
Sim, dias de sol também pedem banhos diferenciados. O ideal é que a água esteja, no máximo, em temperatura morna, evitando que a pele desidrate ainda mais. Se você entrou em água de piscina ou deu um mergulho no mar, lave os cabelos com shampoo mais de uma vez, e opte por cremes com maior poder de hidratação.
É bem comum que pessoas tenham alergias na pele em dias quentes, então recomenda-se evitar os sabonetes esfoliantes ou esfregar a pele nas áreas afetadas, pois pode acabar agravando a situação.