Sirlei Sbsczk, 78 anos, foi sepultada às 15 horas desta terça-feira (07) no cemitério municipal de Ouro Preto do Oeste (RO), a idosa é a 7ª paciente vítima do coronavírus registrado no município que até o momento contabilizou 243 contaminações pela Covid-19.
De acordo com a Agevisa, desses 243, 164 pacientes estão curados e 72 estão em tratamento. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) informou esta manhã que há dois pacientes internados no Hospital Municipal Dra. Laura Maria Carvalho Braga. A exceção do médico André Pacheco, as outras seis vítimas da doença eram idosas.
Sirlei Sbsczk permaneceu internada durante 10 dias no Hospital Regional de Cacoal, segundo informou um familiar ela era diabética e após contrair a doença seu pulmão foi severamente atacado e ela não resistiu e veio a óbito.
O corpo de dona Sirlei foi trazido de Cacoal e levado direto para o cemitério para o sepultamento, a família não pôde se despedir devido as normas protocolares da prevenção ao contágio.
Sirlei Sbczk chegou em Ouro Preto do Oeste na década dos anos 70 e juntamente com seu ex-marido, e juntos fundaram o Supermercado Paranaense, que funcionava na Avenida XV de Novembro, no centro da cidade.
Sirlei Sbsczk era mãe do oficial de justiça Walmir Sbsczk (in memorian), serventuário da Justiça que também atuou como empresário na cidade, no ramo de restaurante.
O neto de dona Sirlei, Renan Feliciani Sbczk (Casa da Lavoura), relatou que foram momentos difíceis para a família, e a dor é ampliada após a morte sem direito a despedida. A família não contestou a causa da morte da matriarca.
Ouro Preto do Oeste tem uma quantidade de pacientes se tratando de Covid-19 suportável e dentro do limite que permite o funcionamento do comércio e de atividades religiosas, por exemplo. No entanto, a cidade está entre Jaru (com 773 casos) e Ji-Paraná (com 663).
No último final de semana, a Polícia Militar realizou uma operação em que 48 indivíduos, a maioria de outras cidades, incluindo Jaru e Ji-Paraná, estavam na avenida principal socializando sem os devidos cuidados.
Os jovens e pessoas assintomáticas estão se curando com facilidade e alguns nem sentem sintomas, e só tomam
conhecimento que contraíram o vírus pelo exame. Quanto aos idosos, devido a idade e pessoas com comorbidades, não têm a mesma saúde. O idoso permanece em casa, mas sua contaminação é silenciosa, geralmente provocada por um parente assintomático.
A publicação utilizou uma fotomontagem de dona Sirlei datada de quanto ela chegou à Vila Ouro Preto com um foto atual, em forma de homenagem aos pioneiros que estão morrendo vítimas de coronavírus.
Via Jarunoticia