O período fértil é um momento importante para quem quer engravidar e também para quem não quer engravidar. Nesse espaço de tempo do ciclo menstrual, a mulher tem mais chances de desenvolver uma gravidez.
Por esse motivo que as mulheres costumam organizar o seu calendário ao redor do período fértil feminino, de forma a estimular ou evitar a fecundação. Porém, nem todas as mulheres, principalmente as mais novas, sabem disso.
Além disso, tem que se considerar o ciclo menstrual irregular. Por isso, prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!
O que é o período fértil?
“Saber mais sobre o período fértil e a ovulação é útil para evitar a gravidez. Porém, a gravidez indesejada ainda é uma possibilidade, já que o corpo humano não é exato.”
O período fértil se trata de um espaço de tempo no ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar. Ele ocorre, mais especificamente, na metade do ciclo menstrual regular, quando o ovário libera o óvulo para o útero.
Nesse momento, o útero se prepara para o recebimento da fecundação, que é quando o espermatozoide encontra o óvulo. Assim, começa o primeiro estágio da gravidez.
Quais são os sintomas do período fértil?
Os principais sintomas do período fértil são:
- Secreção vaginal transparente, muito semelhante à clara de ovo crua. Se trata do primeiro sinal do período fértil e da ovulação, ocorrendo pela liberação do hormônio estradiol;
- Surgimento de espinhas, pois a pele da mulher tende a ficar mais oleosa, favorecendo o surgimento dos cravos e espinhas;
- Aumento leve da temperatura, devido aos esforços do organismo para se preparar para a fecundação. A variação fica entre 0,3-0,8º C;
- Irritação e instabilidade emocional;
- Aumento do desejo sexual e do apetite;
- Dor na parte de baixo da barriga.
Como saber se estou no período fértil?
Como saber se estou no período fértil? Além de identificar os sintomas do período fértil, você pode comprar um teste de ovulação na farmácia ou calcular o período fértil online.
Período fértil para engravidar: qual é a probabilidade?
No período fértil para engravidar, a probabilidade disso acontecer aumenta em até 25%, pois o corpo está de fato se preparando para uma gravidez. Para fazer valer o momento, é importante manter as relações sexuais em dias alternados.
Os dias alternados devem ocorrer entre o 10º e o 20º dia do ciclo. Dessa forma, se o ciclo começa em 9 de janeiro, os dias alternados propícios para a gravidez são 19, 21, 23, 25 e 27.
Todas as mulheres têm um período fértil para engravidar?
Não, há casos onde a mulher não apresenta fertilidade, seja por escolha ou por doença. As principais causas são:
- Anticoncepcionais, que impedem a produção e liberação dos óvulos;
- Menopausa, que é o fim da produção de hormônios e óvulos, ocorrendo entre os 45 e 55 anos;
- Síndrome do Ovário Policístico, que altera os níveis hormonais e promove ciclos menstruais desregulados. Pode causar infertilidade feminina;
- Endometriose, que interfere na qualidade dos óvulos, embriões e espermatozoides. Em média, 50% das mulheres em idade reprodutiva com endometriose acabam tendo infertilidade feminina;
- Consumo excessivo de álcool;
- Tabagismo.
Há como evitar a gravidez no período fértil feminino?
Há 5 métodos que podem ser utilizados para evitar a gravidez, que são:
- DIU (Dispositivo Intrauterino);
- Pílulas anticoncepcionais;
- Implantes;
- Adesivos anticoncepcionais;
- Injetável anticoncepcional.
Como calcular o período fértil?
Conhecer o tempo do período fértil e da ovulação é um dos métodos para se preparar para esse momento, seja querendo uma gravidez ou não. Porém, para calcular o período fértil, é importante ter em mente as diferenças do ciclo regular para o irregular.
Ciclo regular
Um ciclo regular tem, em média, 28 dias, e o período menstrual dentro dele dura entre 3-8 dias, sendo ele o começo do ciclo. O período fértil é contado 14 dias após o primeiro dia da menstruação, sendo acrescentado três dias antes e três dias depois.
Dessa forma, se o primeiro dia foi 9 de janeiro, no dia 23 começa a ovulação. Dessa forma, o período fértil ocorre nos dias 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26.
Ciclo irregular
Para o ciclo irregular, é necessário avaliação de 6 meses com um médico ginecologista, de forma a observar o ciclo de maior e menor duração. O cálculo ocorre pela subtração de 14 dias dos dois ciclos.
Ex:se o menor ciclo foi 28 dias e o maior foi 41 dias, então o período é entre o 14º e 27º dia do mês.
Agora que sabe mais sobre o período fértil, pode se preparar melhor para ele, seja buscando a gravidez ou a evitando!
Por Rafael Guedes