O coronavírus faz parte de família de vírus que a principal causa é a infecção respiratória, o agente do coronavírus foi descoberto dezembro de 2019, quando ocorreu a primeira morte na China.
Atualmente no Brasil já são confirmados 25 pessoas com resultados positivos e 930 casos suspeitos em todo o país, no Amazonas já são 3 os suspeitos de coronavírus registrados em Manaus, resultado extraído pelo último boletim epidemiológico da Fundação Vigilância e Saúde do Amazonas.
Na semana passada foi realizada uma reunião no Palácio do Planalto para definir ações que fossem articuladas pelo governo para manter a população protegida, o projeto foi aprovado pela Anatel e contará com o esforço das operadoras de telefonia.
Segundo o assessor da presidência da Anatel, Ronaldo de Moura Filho, as provedoras terão que enviar alertas via MMS (mensagens por imagem e texto ) para um público que será definido pelo Ministério da Saúde.
Hoje em dia as operadoras já utilizam o método de envio de SMS com mensagens alertando a população de possíveis desastres naturais, como por exemplo, desabamentos, alagamentos e entre outros. Esses alertas também são disparado através de um pop up na tv por assinatura dos usuários.
Conforme Ronaldo de Moura Filho, os alertas vão começar a ser enviados a partir desta semana, as mensagens incluirão um link que levará ao usuário até a página do Ministério da saúde onde encontrarão informações sobre o coronavírus e como solicitar ajuda caso o vírus esteja incubado no seu organismo.O propósito desta ação é conscientizar a população da situação atual do país e combater as fakes news.
Por Marina Couto