Você já aprendeu o que é telemedicina e como funciona? Se não, então é hora de aprender. Afinal, é muito provável que você comece a ouvir falar cada vez mais sobre o assunto nos próximos meses, especialmente por causa da pandemia do novo coronavírus. Isso acontece porque a telemedicina pode ser justamente a razão para facilitar o trabalho médico e, em alguns casos, a única opção nesse momento.
Atualmente, não é uma surpresa saber que a saúde é a maior preocupação das famílias brasileiras. Afinal, a pandemia ainda continua em alta e com o risco de uma segunda onda se aproximar, especialmente depois do Natal e do Ano Novo, quando será mais difícil de conter as pessoas de se encontrar para celebrar as festas de fim de ano. No entanto, o risco das pessoas saírem de casa e se encontrarem ainda existe.
O problema é que isso abre uma questão interessante: como fazer consultas médicas nesse contexto de pandemia? De que modo fazer aquelas consultas de monitoramento ou trabalhar com pacientes sem correr o risco das pessoas saírem de casa e se contaminarem? É justamente aí que entra a telemedicina. Quer aprender o que é telemedicina e como funciona? Então siga a leitura abaixo!
O que é telemedicina e como funciona?
Telemedicina é o ato de usar instrumentos de telecomunicações para a prática da medicina. Isso faz com que o atendimento possa ser mais eficaz e, especialmente em épocas de pandemia, mais protegido para todos.
A telemedicina funciona com a aplicação de recursos e tecnologias específicas. É necessário ter um software para isso, como o Versatilis, e que tanto o paciente, quanto o médico, tenham a infraestrutura necessária para o projeto. Na prática, isso inclui um computador ou celular, câmera, microfone e uma Internet que comporte a videochamada.
Dentro do software de telemedicina, paciente e médico conversam sobre os seus sintomas e fazem o atendimento normal, inclusive com a possibilidade de enviar exames e outros documentos digitalmente.
No entanto, essa é apenas uma vertente da telemedicina. Existe também a capacidade de diagnosticar doenças à distância, especialmente com o uso de Inteligência Artificial. Nessa pandemia do novo coronavírus, muitas IAs foram criadas para ajudar a detectar o vírus em chapas de pulmão.
Isso ajuda a tornar o diagnóstico mais eficaz e a salvar vidas antes que a situação fique muito grave para ser contornada.
Quais as vantagens da telemedicina?
Existem muitas vantagens para o uso da telemedicina no Brasil, especialmente agora com a pandemia do novo coronavírus, onde as pessoas não podem sair de casa sem o risco de infecção.
Veja a seguir algumas das principais vantagens de adotar essa tecnologia:
- atendimento mais eficaz: um médico pode atender mais pacientes em casos sérios, que não exigem exame físico;
- mais conforto para o paciente: em vez de ficar horas esperando no consultório, o paciente fica em casa aguardando o atendimento;
- proteção contra o coronavírus: por não precisar sair de casa, há menos risco de contaminação;
- diagnósticos mais rápidos: a análise de exames com a Inteligência Artificial garante diagnósticos mais precisos e feitos em estágios iniciais de doenças.
E aí, gostou de aprender o que é telemedicina e como funciona? Agora que você já sabe essa informação, pode colocá-la em prática no dia a dia para poder se proteger e garantir mais saúde. Caso seja um médico, pode optar por atender as pessoas pela Telemedicina. Se for um paciente, pode solicitar que seus médicos usem os softwares de telemedicina para poder atender sem correr o risco de contaminação.
Sendo assim, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre essas vantagens?