O Marketing Digital é uma forma de investir pouco e aumentar os resultados do seu consultório! Quer saber como? Confira este conteúdo!
Um consultório deve funcionar como qualquer outra empresa independente da área de atuação, e isso envolve captação e fidelização de clientes.
Além disso, por se tratar de um segmento da área da saúde, consultórios costumam investir pesado em indicação, porém nem sempre se tem sucesso. Em vez isso, construir uma marca forte no mercado com a ajuda do Marketing Digital é um caminho bem mais seguro!
Então, confira agora 4 dicas infalíveis e aplicáveis para aumentar os resultados do seu consultório com Marketing Digital!
Motivos para investir em Marketing Digital
O Marketing Digital tem o propósito de promover um negócio, produto ou serviço por meio de relacionamento com o público, construir uma identidade forte de marca, conquistar autoridade e visibilidade e obviamente fazer tudo isso resultar em vendas.
Nos consultórios, é fundamental uma imagem de marca consolidada e bem vista no mercado, afinal é um trabalho que envolve a saúde das pessoas e mais do que oferecer um bom serviço, é preciso transparecer confiança.
Hoje em dia é um erro não levar em consideração a internet e os meios digitais, simplesmente porque é por meio desses canais que o público procura por serviços, produtos e empresas.
Os principais benefícios do Marketing Digital para consultórios são:
- Visibilidade;
- Autoridade no mercado;
- Aumento de pacientes;
- Maior retenção de pacientes;
- Ótimo retorno sobre investimento.
Dito isso, as principais estratégias do Marketing Digital para consultório são:
1 – Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo hoje faz parte de diversos segmentos pois tem o intuito de desmistificar assuntos para o público e resolver eventuais problemas, o que melhora muito a imagem de um negócio.
Portanto, oferecer conteúdo útil em blog, redes sociais, dentre outras plataformas, faz com que possíveis pacientes tirem dúvidas em relação ao serviço e sejam estimulados a fechar determinado tratamento.
Por exemplo, se o seu consultório é odontológico com especialização estética, crie conteúdos sobre implantes dentários, lente de contato dente e por aí vai.
O ideal é que eles tenham informações completas, então fale sobre o tratamento, como funciona, o implante dentário preço médio, dentre outros.
2 – Redes Sociais
Com as redes sociais seu consultório pode gerar conteúdos para engajar os seguidores, o que é ótimo não só para vendas, mas também para trabalhar a imagem da marca no mercado.
Além disso, as redes sociais são canais diretos de comunicação, o que facilita no momento de entender o público e realizar prospecções e abordagens que interessem a ele.
Para sua estratégia de Marketing Digital ter resultados, saiba onde seus potenciais pacientes estão e como eles buscam por informações. Assim os posts feitos terão maior alcance e engajamento.
3 – Links Patrocinados
Eles são fundamentais em uma estratégia de Marketing Digital e a principal e costumam trazer resultados rápidos!
Os links desempenham bem em páginas de bsuca como o Google e também em redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.
No Google, os anúncios destacam-se antes dos primeiros resultados orgânicos de acordo com o termo buscado e têm um baixo custo de investimento.
Basicamente, usando novamente o exemplo dos consultórios odontológicos, se um paciente pesquisar por clareamento dental com moldeira, os anúncios irão aparecer antes de conteúdos e sites.
O principal pagamento para os anúncios pagos é o CPC ou Custo por Clique, onde o anunciante só paga se clicarem, como o próprio nome sugere.
4 – E-mail marketing
O e-mail é um canal útil para o seu consultório se comunicar diretamente com potenciais e pacientes e enviar condições de procedimentos e tratamentos.
Os disparos de e-mail podem ser usados com a finalidade de fidelizar pacientes, atualizá-los ou mesmo realizar prospecção.
A conquista de contatos é uma das características marcantes do Marketing Digital, afinal ele tem como princípio o relacionamento com o público para aumentar as vendas e conquistar espaço no mercado.
Por fim, as dicas citadas neste conteúdo são eficientes, mas não as únicas existentes no Marketing Digital. Ao adotar alguma estratégia para o seu consultório realize testes e tenha certeza de quais desempenham bem em relação ao seu público.
Assim, é natural que os resultados de curto, médio e longo prazo surjam.
Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto