Mamoplastia: descubra 8 cuidados essenciais após a cirurgia

4 minutos de leitura

Após a realização damamoplastia, cirurgia plástica para alteração do formato das mamas, aumento ou diminuição, deve-se tomar alguns cuidados especiais no pós-operatório para garantir o sucesso da operação. Afinal, ninguém quer ficar com cicatrizes aparentes ou correr o risco de inflamações.

Portanto, através destes cuidados, além de obter o melhor resultado possível da mamoplastia, a paciente garante um pós-operatório sem complicações!

Cuidados essenciais

O sucesso de um procedimento estético está em como se cuidar depois da realização dele, já que isso será um determinante nos resultados esperados. De nada adiantaria buscar por um bom profissional, fazer uma excelente mamoplastia, se os cuidados não forem respeitados no período de recuperação.

Não é comum o aparecimento de dores e, caso tenha algum desconforto, o médico poderá prescrever analgésicos para seu alívio.

Tomar os devidos cuidados pode influenciar diretamente no bem-estar da paciente durante este período, por isso se atente para as seguintes dicas!

1. Evitar o esforço excessivo na região operada

Se você levantar os braços, a musculatura peitoral poderá afetar a recuperação e cicatrização. O ideal é ficar sem pegar peso e não elevar os braços por 30 dias, faça movimentos lentos.

2. Não realize atividades físicas nos primeiros meses

O retorno para atividades físicas de impacto será após 60 dias do procedimento. Até lá, inclua a caminhada para ajudar a eliminar as toxinas da medicação.

3. Durma adequadamente

Dormir de lado ou de bruços fica proibido por dois meses, então se deite para cima, assim o tecido fibroso fixará corretamente a prótese.

4. Uso de acessórios

Usar o sutiã pós-cirúrgico pelo período que o médico indicar. Esse procedimento é primordial numa mamoplastia, uma vez que comprime adequadamente os seios de modo a dificultar o sangramento e a flacidez, além de amenizar a dor.

5. Opte pela estação mais adequada, se possível

Dê preferência para realizar a mamoplastia no outono ou inverno, períodos em que as baixas temperaturas favorecem a reabilitação e minimizam desconfortos. A exposição solar só poderá ser feita com muita cautela depois de 30 dias e com o uso de protetor.

6. Drenagem e outros cuidados

Faça muitas sessões de drenagem linfática, pois ela ajuda na cicatrização e evita o aparecimento de hematomas e inchaços. Também capriche na hidratação da pele para evitar estrias.

7. Não dirija imediatamente após o procedimento

Fique sem dirigir por 15 dias, já que, mesmo os carros automáticos, em que não há troca de marchas, o movimento brusco ou amplo pode machucar a região.

8. Cumpra as orientações do médico

Tome a medicação nos horários adequados, faça o repouso necessário, limpe bem os curativos e mantenha uma dieta adequada. Todos esses cuidados influenciam positivamente na sua reabilitação de mamoplastia.

Riscos no pós-operatório

É comum a sensibilidade da região ficar alterada por um período, faz parte do processo de cura da mamoplastia, não se preocupe que logo haverá seu retorno por completo.

As orientações médicas visam garantir o sucesso da operação e resguardar o paciente de desenvolver infecções, inflamações, seromas (acúmulo de sangue sob a pele), hematomas e cicatrizes inestéticas.

Acompanhamento médico

Tão importante quanto seguir os cuidados após a mamoplastia, é necessário retornar ao médico, conforme suas orientações para:

  • A supervisão da cicatrização;
  • Retirada de pontos, caso não tenham sido usados os internos ou absorvíveis.

Por Agência WSI

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Tópicos:
Compartilhe este artigo