Rondônia registrou mais 42 novos casos da variante delta da Covid-19. Segundo o governo do estado, os casos foram registrados em moradores de 9 a 78 anos.
Os novos casos foram registrados em dez municípios do estado, sendo:
- dois em Nova Mamoré,
- três em Porto Velho,
- cinco em Jaru,
- um em Ouro Preto do Oeste,
- quatro em Teixeirópolis,
- três em Presidente Médici,
- sete em Cacoal,
- 12 em Ji-Paraná,
- um em Rolim de Moura e
- quatro casos em Vilhena.
De acordo com a administração estadual, todos os pacientes positivados com a variante delta estão sendo “monitorados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) e pelas vigilâncias municipais”.
Soma de casos
Agora, o estado soma 84 casos da nova variante. Os primeiros sete casos foram confirmados no dia 9 de setembro e no dia 23 do mesmo mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou mais 35 novos casos da variante.
O que é a variante delta?
A delta foi identificada primeiramente na Índia. Ela é uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde, tendo em vista sua alta taxa de transmissão. A variante é tão contagiosa quanto a catapora, segundo documentos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), divulgados pelo jornal The Washington Post.
Conforme os documentos, a delta provavelmente provoca uma doença mais séria do que as anteriores e os casos entre vacinados podem ser tão transmissíveis quanto entre os não vacinados.
Por g1 RO