Você entende a importância do cuidado com a saúde dos olhos no Home Office? Isso é vital para ter maior produtividade nesse novo método de trabalho (que já afeta 11% da população nacional), mas também para aumentar a saúde de todos os envolvidos. Afinal de contas, o Home Office traz alguns “perigos ocultos” à nossa saúde e somente a prevenção pode ajudar a resolver o problema.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Home Office se tornou um dos sistemas de trabalho padrão. Se uma empresa trabalha ou tem funcionários que podem fazer o trabalho de casa, com o uso de softwares específicos para isso, então ela está adotando esse sistema. Apenas os cargos que não podem mesmo ser adaptados que estão atuando no sistema padrão.
Como esse sistema trouxe mais produtividade e agradou mais aos profissionais, a tendência é que ele siga funcionando mesmo no pós-pandemia. Isso faz com que seja necessário entender a importância do cuidado com a saúde dos olhos no Home Office. Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura do artigo abaixo com dicas da Chili, agência de marketing digital!
Entenda a importância dos cuidados com a saúde dos olhos no Home Office: 3 pontos a considerar
1. Quais os riscos do Home Office?
Em primeiro lugar, precisamos entender quais são os riscos que o Home Office oferece para os olhos dos profissionais. Ao compreender esses perigos, podemos saber como melhor resolvê-los.
Para começar, o trabalho constante de olhar para a tela do computador causa um cansaço significativo para os olhos, o que tem impacto até na saúde deles. A questão aqui não é a tela do PC em si, mas sim o tempo fazendo isso. Olhar para a tela por muitas horas (o que é normal em quem trabalha em Home Office), tende a trazer sintomas negativos como dor de cabeça, cansaço nas vistas e muito mais.
No longo prazo, essas situações podem se desenvolver para casos ainda piores, com sintomas mais graves e maior desconforto. Normalmente, em um ambiente de trabalho comum, existem mais distrações e recursos que impedem os usuários de ficar tanto tempo na frente do PC. Já em casa, são menos elementos a influenciar dessa forma.
2. Como se prevenir?
A prevenção para esse tipo de problemas é relativamente eficaz, mas um pouco complexa. Não é nada que não se possa fazer, mas deve ser pensada com cuidado para ter mais efeitos.
A começar pela Iluminação. A iluminação do ambiente de trabalho em casa deve ser a melhor possível, o que faz com que a luz da tela do computador tenha menos efeito prático no trabalhador.
No geral, a iluminação natural é o suficiente para proteger os olhos, por isso, monte sua mesa de trabalho do lado da janela ou próximo dela. Caso não seja possível e o ambiente onde você trabalha seja escuro, é ideal usar muitas lâmpadas, inclusive algum tipo de luminária de mesa, para compensar.
Outro cuidado básico é parar de trabalhar de tempos em tempos para descansar os olhos. Isso mesmo: simplesmente tirar os olhos da tela um pouquinho. Você pode fazer isso com a técnica Pomodoro: ela consiste em trabalhar por ciclos de 25 minutos com 5 minutos de folga. Na prática, você pode trabalhar por 25 minutos sem parar e, depois, descansar os olhos por 5 minutos, olhando para qualquer coisa, menos a tela do PC.
Por fim, outro cuidado muito recomendado por médicos é o de piscar os olhos mais vezes. Isso mesmo: apenas piscar os seus olhos várias vezes já ajuda, já que eles têm a capacidade de lubrificação natural.
É claro que nós piscamos naturalmente várias vezes durante o dia, até a ponto de sequer percebemos que isso acontece. No entanto, durante o trabalho na frente da tela do PC, é mais raro piscar. Isso causa ressecamento dos olhos, o que traz dores e muitos outros problemas.
Portanto, adote o hábito de piscar mais vezes enquanto trabalha, preferencialmente durante o horário de trabalho mesmo, enquanto está produzindo na frente do PC. Isso ajudará a reduzir significativamente os danos do trabalho.
3. O que fazer em caso de problemas?
Em caso de problemas, o trabalhador deve procurar um médico para analisar o caso e tentar reverter o problema da melhor maneira possível. Um oftalmologista é o especialista mais recomendado para essa questão.
Em termos de afastamento, todas as regras normais do trabalho na empresa se aplicam ao Home Office. Por isso, os profissionais CLT estão protegidos naturalmente se precisarem de folgas ou pausas no trabalho.
Agora que você já entendeu a importância do cuidado com a saúde dos olhos no Home Office, é hora de adotar algumas das práticas aqui citadas para garantir uma maior saúde para a sua visão trabalhando de casa. Isso também é muito importante para quem tem empresa e funcionários que estão em Home Office: ao adotar algumas das práticas, dá para aumentar a produtividade deles e evitar problemas.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas possam ver as informações!