O Ministério da Saúde confirmou, na manhã desta quinta-feira (4), o quarto caso de covid-19, a doença causada pelo novo tipo de coronavírus, no Brasil. A paciente, assim como os três primeiros casos, também mora em São Paulo (SP).
Trata-se de uma jovem de 13 anos que viajou recentemente para o norte da Itália, região que enfrenta inúmeros registros do vírus. Ela é considerada assintomática, mas ainda assim ficará de quarentena em sua casa pelos próximos 14 dias.
O terceiro caso, que havia sido confirmado na quarta-feira (3), é de um colombiano de 46 anos que mora em São Paulo e viajou por diferentes países da Europa nos últimos dias. Ele também está de quarentena em sua casa.
No Brasil estão sendo investigados, segundo dados divulgados na tarde de quarta-feira (04/03), 531 casos suspeitos de covid-19.
Anteriormente, já haviam sido confirmados os casos de dois homens, um de 61 e outro de 32 anos, que moram em São Paulo e estiveram recentemente na Itália. Eles permanecem em quarentena em suas casas — a medida segue definições da Organização Mundial de Saúde (OMS), que orienta que casos menos graves não necessitam de internação.
Desde o início do monitoramento, 314 casos suspeitos já foram descartados.
Apesar das centenas de casos suspeitos, o ministério afirma que, ao menos até quarta-feira, não há indícios de que o vírus esteja circulando internamente pelo Brasil. Isso porque todos os casos envolvem pessoas que vieram do exterior.
Os casos considerados suspeitos são aqueles que envolvem pacientes que estiveram em países com risco de transmissão de coronavírus e que tenham apresentado sintomas como febre e algum problema respiratório, como tosse, ao retornar ao Brasil.
O Ministério da Saúde divulgou a lista de países dos quais os brasileiros, ao retornar de viagem, deverão procurar ajuda médica. Entre eles estão os Estados Unidos e grande parte da Europa — a lista está reproduzida no final desta reportagem.
O novo coronavírus já chegou a mais de 70 países e a todos os continentes exceto a Antártida. O vírus já infectou mais de 93 mil pessoas e levou 3,2 mil delas à morte.
A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Este índice foi recentemente revisado para cima pela organização, que antes apontava uma taxa de letalidade de cerca de 2%.
Via EBC