Não é nenhum segredo que existem muitos benefícios para a saúde dos esportes ao ar livre. Afinal, a prática desportiva em si já traz muitos pontos positivos para o nosso corpo. Quando feita ao ar livre, onde é possível fazer uma troca respiratória com ar limpo e fresco, ela tende a ser ainda mais positiva e trazer resultados muito significativos para a saúde.
Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas ficaram limitadas nas suas opções de atividades físicas. Afinal, nem todo mundo tem uma academia no prédio de casa ou espaço para fazer exercícios físicos na sala. No entanto, ainda é possível fazer atividades físicas ao ar livre e com baixo risco de contaminação, uma vez que é muito mais fácil fazer distanciamento social em um parque ou semelhante.
Se você ainda não se convenceu dessa necessidade, então veja a seguir quais são os benefícios para a saúde dos esportes ao ar livre!
A versatilidade é um dos benefícios para a saúde dos esportes ao ar livre
Um dos grandes benefícios de fazer esportes ao ar livre é a versatilidade de opções disponíveis. Você pode jogar futebol, basquete, vôlei, correr, passar em uma loja de bike para comprar uma bicicleta e pedalar… enfim, são muitas opções diferentes.
Isso faz com que os incentivos para praticar atividades físicas cresçam. Afinal, é muito mais difícil ter o compromisso de fazer exercício todos os dias em uma máquina pouco convidativa. É muito mais fácil ir todos os dias para o parque e, em cada sessão, fazer uma atividade diferente.
Exercícios ao ar livre aumentam a felicidade da pessoa
Você sabia que praticar exercícios ao ar livre deixa a pessoa mais feliz? Pois é, um estudo comparou o nível de felicidade que as pessoas sentiam ao fazer os mesmos exercícios ao ar livre e dentro de uma academia e depois comparou os resultados. Quem se exercitou em um parque ou algo do tipo, teve níveis de alegria maiores do que quem fez o mesmo exercício dentro da academia. Isso é positivo para a saúde mental, especialmente em um momento de crise de ansiedade, como é o atual.
Há maior crescimento nos níveis de Vitamina D de quem se exercita ao ar livre
Fazer exercícios ao ar livre significa se expor ao Sol (com segurança e protetor solar, claro). Na prática, isso também significa receber uma carga positiva de Vitamina D, que é essencial para o nosso sistema de imunidade. Portanto, isso ajuda a reduzir as ocasiões em que ficamos doentes e permite que nos recuperemos mais facilmente.
O sistema respiratório passa a funcionar melhor por causa dos exercícios
Grande parte dos exercícios que fazemos são aeróbicos, ou seja, envolvem a troca respiratória de oxigênio e gás carbono. Exercícios como corrida, pedalada e caminhada são assim.
Quando fazemos esse tipo de exercícios ao ar livre, nosso sistema respiratório recebe oxigênio de melhor qualidade, pois o ar está mais limpo, sem gotículas de outras pessoas se exercitando por perto. Isso permite que ele funcione melhor no geral.
A queima de calorias é maior ao fazer exercícios ao ar livre
Por fim, se você quer queimar calorias, saiba que o melhor é se exercitar ao ar livre. Afinal, isso garante que você gastará uma dose extra de calorias a cada sessão. De acordo com alguns estudos, o mesmo exercício feito ao ar livre costuma resultar em 5% a mais de calorias queimadas. Isso acontece porque existem mais obstáculos ao ar livre, como o terreno irregular ou a resistência do ar. Portanto, o corpo se esforça mais.
Agora que você já viu quais são os benefícios para a saúde dos esportes ao ar livre, pode começar a planejar melhor as suas atividades físicas desse perfil. Lembre-se de que a OMS recomenda ao redor de 150 minutos de atividade física por semana, então você pode separar alguns dias para uma corrida leve no parque próximo da sua casa ou ir e voltar do trabalho de bicicleta.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo qual é o exercício físico que você mais gosta de fazer ao ar livre!