A cirurgia de mastopexia tem como intuito eliminar a flacidez mamária, condição essa que pode ter se originado após a perda de peso excessiva, amamentação e pelo agente tempo, ou seja, processo de envelhecimento natural.
A recuperação do formato das mamas por intermédio da cirurgia de mastopexia pode incluir, ou não, o uso de próteses de silicone, sendo que isso é previamente acordado entre o cirurgião plástico e o paciente antes de entrar em centro cirúrgico.
Assim como qualquer plástica, a cirurgia de mastopexia requer cuidados antes e após o procedimento. Para tornar o entendimento mais fácil, veja as principais dúvidas sobre a cirurgia respondidas a seguir:
O que a cirurgia de mastopexia corrige?
A cirurgia plástica de mastopexia corrige a flacidez mamária. Ou seja, quando as mamas apresentarem uma baixa projeção (apontando para baixo), uma das formas de correção é por intermédio da cirurgia de mastopexia.
O procedimento pode remover o excedente de pele, quando a paciente o tiver, ou melhorar o aspecto com o auxílio das próteses de silicone.
Quando ela é indicada?
Ela é indicada a pacientes que se submeteram a uma cirurgia bariátrica e/ou apresentaram perda de peso excessiva, reverberando no aspecto das mamas. Após a gestação e amamentação em que o tecido mamário é esticado com o aumento de peso e produção de leite materno, ou a mulheres que estão acima dos 35 anos e começam a apresentar os sinais do tempo, como a flacidez e a queda das mamas.
Pacientes que apresentam a mama muito grande podem optar pela mastopexia, mas neste caso a cirurgia se enquadra como mastopexia redutora.
Sempre usa próteses de silicone?
Não necessariamente. O uso da prótese está condicionado a necessidade (ou não) de remoção de muita pele excedente, assim como os anseios da paciente. Tudo isso é conversado previamente e respeitando os desejos dessa mulher.
Ela pode querer apenas tirar o aspecto de mamas caídas não aumentando o tamanho, ou ela pode optar por aumentar o tamanho já que fará uma cirurgia de mastopexia.
Tempo da cirurgia
A depender do grau da ptose mamária, a cirurgia tem tempo de duração que varia de 60 minutos a 4 horas. Esse é o tempo só da intervenção cirúrgica, mas o paciente fica em uma sala de pré-preparo antes da cirurgia e vai para a sala de recuperação para o pós-operatório para recuperar-se na anestesia, que costuma ser anestesia geral.
Ou seja, diversos fatores colaboram para o tempo de uma cirurgia de mastopexia, sendo que o tempo de internamente não é superior a 24 horas. Dependendo do horário de internação, a paciente pode sair no mesmo dia.
Cuidados após a plástica nas mamas
É solicitada a paciente que mantenha repouso imediatamente após a cirurgia de mastopexia. Ao dormir, é necessário que a paciente use travesseiros que a impeça de dormir de lado ou até mesmo de bruços.
É necessário limitar a movimentação dos braços nos 15 dias posteriores ao procedimento, sendo obrigatório o uso do sutiã cirúrgico. A paciente deve ter cuidado com os curativos, fazendo a correta assepsia do local.
Passados 30 dias, é que essa paciente começa a retomar a rotina. É importante seguir à risca todas as orientações acerca dos cuidados após a cirurgia de mastopexia, pois esses cuidados afetam diretamente a recuperação.
Por agência WSI