Veja tudo sobre a dieta Low Carb e seus benefícios. O projeto verão pode ser mais seguro quando se entende do assunto!
Muitas pessoas querem estar em forma no fim do ano, ainda mais quando tem uma grande viagem a caminho. As dietas low carb são uma das opções que as pessoas encontram para seguir esse estilo de vida, desde o café da manhã, primeira e mais importante refeição do dia, até um lanche a noite antes de dormir.
Porém, é preciso entender como funciona uma dieta low carb antes de aplicá-la em seu dia a dia. A primeira coisa a se fazer é falar com um profissional sobre isso, procurar um nutricionista para que ele passe uma dieta adequada para o seu corpo, sendo ela low carb ou não.
Neste artigo, vamos explicar de maneira direta o que é esse tipo de dieta e, porque ela é tão popular entre as pessoas que estão buscando uma boa condição física. Assim, após procurar os profissionais certos, você consegue manter uma dieta parecida com o que procura.
Continue a leitura para saber mais!
Como funciona a dieta low carb?
O método low carb exige que a pessoa reduza a porção de carboidratos durante o dia. Ou seja, em uma alimentação tradicional, o certo é que seja ingerido, pelo menos, de 50 a 55% de carboidratos e na dieta low carb, o micronutriente pode formar de 45% a 5% do que é ingerido durante o dia.
Mas vale ressaltar um ponto importante nisso tudo, a redução extrema de carboidratos, algo abaixo de 40% pode até proporcionar o emagrecimento, que é o objetivo de muitas pessoas com essa dieta, porém, essa redução não é saudável e pode gerar vários problemas de saúde.
As comidas que incluem carboidratos são as mais comuns em nosso dia a dia, como arroz, pão, batata, macarrão, entre outras. De fato, cortar esses alimentos da noite para o dia, pode ser uma mudança muito severa para o corpo, ainda mais quando se está acostumado com esse tipo de alimentação.
O método low carb contribui para o emagrecimento saudável do seu corpo, sugerindo que a sua alimentação priorize os carboidratos com o índice glicêmico mais baixo. Isso porque quando o carboidrato é ingerido, ele tem glicose suficiente para uma hora ser utilizada pela célula, obtendo assim mais energia.
Caso haja excesso de glicose em sua alimentação, ela acaba sendo estocada em forma de gordura e, caso seja utilizada antes da próxima refeição, não há ganho de peso. Para que esse organismo consiga liberar a gordura estocada, um hormônio chamado glucagon é liberado para retirar a energia guardada.
Quando a dieta é rica em alimentos que são de maior índice glicêmico, ocorrem alguns picos de insulina e, em alguns casos, eles são tão altos que o hormônio não é liberado. Sem o glucagon, a gordura guardada não é liberada e, por consequência, não existe perda de peso.
Já que a dieta prioriza o consumo de alimentos com índices glicêmicos menores, existe uma alteração menor da insulina. Por conta disso, ocorre uma maior produção de glucagon. Porém, quando existe a presença de fibras e proteínas a liberação do hormônio é mais eficaz.
Vantagens da dieta low carb
Além do que já falamos até aqui, existem outros benefícios da dieta low carb para a saúde do usuário. O primeiro deles é a prevenção de diabetes, por impor uma ingestão de carboidratos apenas com índice glicêmico mais baixo ou moderado.
Quando se ingere carboidratos altos, ocorre um aumento no nível de glicose do sangue e, por consequência, nos níveis de insulina. Quanto maior o nível de insulina no organismo, ele acaba se tornando mais resistente a ela e acaba sendo necessário maiores quantidades desse hormônio para locomover a mesma quantidade de glicose.
Além disso, as melhores fontes de carboidratos são aquelas que não possuem fibras, ou seja, o pão e o arroz integral. A substância prolonga o tempo em que o alimento fica no seu estômago e chegando no intestino ele diminui a velocidade de absorção de glicose para não ter picos de insulina. Com isso, as fibras acabam proporcionando saciedade.
A dieta low carb, quando feita da maneira certa, é uma ótima opção de dieta. Procure o seu médico nutricionista para entender como esse método pode funcionar com você e aplicá-lo da melhor maneira possível!