A Seção de Rondônia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) tem novo presidente, assumiu a entidade o cirurgião bucomaxilofacial Dr Marco Aurélio Vasques, que era o vice presidente da entidade e assume a presidência após renúncia da Dra Selene Maria Chagas Coelho Higashi, que alegou motivos pessoais para a decisão.
O novo presidente da ABO já foi secretário de saúde nos municípios de Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná, além de candidato a prefeito de Cacoal e a deputado estadual.
A ABO foi criada em 1.917 e sua Seção de Rondônia em 1.984, sendo considerada a maior rede de capacitação e divulgação científica em Odontologia do planeta, representando o Brasil como País-Membro na Federação Odontológica Latino-americana. São 321 sedes e um total de 1.500 consultórios odontológicos em mais de 80 Escolas de Aperfeiçoamento Profissional, que oferecem atendimento gratuito ou subsidiado à população em todos os estados do país, e ministram 70% dos cursos de especialização em Odontologia registrados no Conselho Federal de Odontologia.
Ao assumir a presidência, o Dr Vasques se solidarizou com a ex presidente ressaltando os avanços da ABO nos últimos anos, que manteve em funcionamento o atendimento à população mesmo durante a pandemia de COVID, utilizando as mais modernas medidas de biossegurança e afirmou que “o foco para 2024 é avançar na oferta de cursos de pós-graduação e incrementar as ações de cunho social, que são os pilares da ABO”.