Este nutriente é essencial na formação de tecidos como músculos.
Não é preciso ser um bodybuilder para saber que alguns nutrientes não podem faltar na rotina de alimentação, principalmente quando combinada com exercícios físicos. As proteínas são um grupo desses nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e, para quem pratica esportes como musculação, possuem uma importância ainda maior.
Basicamente, as proteínas são formadas por diferentes combinações de aminoácidos que, quando digeridos pelo corpo, atuam na formação de tecidos musculares e contribuem para a saúde do corpo de forma geral. Confira a seguir mais informações sobre a função das proteínas no organismo e saiba quais os tipos mais conhecidos.
Qual a função das proteínas no organismo humano?
Assim como aprendemos na escola, o corpo humano precisa de diversos grupos de nutrientes para se manter saudável, e esses nutrientes possuem maior ou menor importância, distribuídos na pirâmide alimentar. As proteínas estão quase no topo da pirâmide, e estão contidas nos chamados ‘’alimentos construtores’’.
Isso significa que basicamente qualquer tecido, como músculos, pele e órgãos internos, precisa de proteínas para se formar, se manter e crescer, como no caso dos músculos após atividades físicas. A falta de proteínas no organismo pode causar enfraquecimento dos tecidos, gerando problemas de saúde de diferentes níveis.
Importância de uma dieta equilibrada
E, já que falamos da pirâmide alimentar, podemos ressaltar a importância de dietas equilibradas para a manutenção da saúde e da estética do corpo em diferentes ocasiões. Para atletas ou pessoas que praticam musculação, a combinação de uma alta quantidade de proteínas com vitaminas é essencial para o crescimento e fortalecimento dos grupos musculares.
Chamados de aminoácidos essenciais, esse grupo de nutrientes não é produzido pelo corpo de forma natural, ou seja, eles precisam ser ingeridos através de alimentos. Quanto mais rica for a ingestão desses nutrientes, melhor será a saúde geral do organismo, auxiliando diretamente na manutenção do peso, dos músculos e das necessidades nutricionais de cada biotipo.
Principais tipos de proteínas
Existem aproximadamente 20 aminoácidos conhecidos, os quais, ao serem combinados, formam as proteínas necessárias para o funcionamento do organismo e de seus tecidos. A combinação desses aminoácidos é definida em estruturas, que podem ser primárias, secundárias, terciárias e quaternárias.
As proteínas como conhecemos têm sua importância definida de acordo com essas estruturas. Existem dois grupos principais de proteínas e que, a depender da dieta pessoal, devem ser ingeridas em maior ou menor quantidade para renderem uma nutrição adequada para o corpo.
Proteínas vegetais
Os alimentos vegetais possuem uma menor quantidade de aminoácidos essenciais, aqueles que são obtidos exclusivamente pela alimentação. Para vegetarianos e veganos, essa quantidade deve ser suprida com outros alimentos, como grãos e oleaginosas.
O melhor exemplo é a combinação tradicional de arroz e feijão, essencial na mesa de qualquer brasileiro e uma verdadeira bomba nutritiva para o organismo.
Proteínas animais
As proteínas animais são aquelas obtidas através de alimentos de origem animal, como carnes, leite, queijos, ovos e frutos do mar. Elas possuem todos os aminoácidos essenciais, mas podem prejudicar o organismo se consumidas de forma excessiva. Um exemplo é o aumento do ácido úrico, que, em excesso, pode gerar dores e inchaço nas articulações.
O ideal para manter o consumo adequado de proteínas, principalmente para quem pratica atividades físicas frequentemente, é contar com a ajuda de profissionais nutricionistas, que saberão analisar o seu biotipo e definir o que é adequado às suas necessidades alimentares e à sua rotina de treinos.
Este acompanhamento deve acontecer principalmente se você não consome alimentos de origem animal, pois a reposição de algumas vitaminas, minerais e proteínas deve ser ajustada para não desfalcar a sua necessidade diária; caso contrário, pode haver desnutrição a médio e longo prazo.