A consulta médica é um dos momentos mais importantes para a resolução de problemas de saúde dos pacientes, pois através das complicações relatadas na mesma que o médico faz o encaminhamento para cirurgias ou exames, a indicação de remédios e até mesmo a renovação da receita de medicamentos que estão disponíveis para a população de forma totalmente gratuita através do SUS (Sistema Único de Saúde), no qual o paciente deverá apresentar o seu cartão SUS.
Desta forma, é crucial para o paciente que a consulta seja produtiva, de qualidade e esclarecedora, e para isso preparamos esse artigo com dicas importantes para que tire o melhor proveito possível de suas consultas.
Antes da visita:
• Verifique se o endereço correto do local de atendimento e calcule o tempo necessário para chegar com meia hora de antecedência e não correr o risco de precisar remarcar a consulta.
• Se você foi encaminhado para um especialista, obtenha uma cópia de todas as informações relacionadas à consulta, sobre suas doenças, cirurgias anteriores e hospitalizações, suas alergias, o histórico de saúde da família, os resultados dos testes e exames, cópias das radiografias, análises laboratoriais, etc.
• Faça uma lista detalhada de todos os medicamentos que você toma e as doses, sem perder as vitaminas e os suplementos, não importa se eles não são prescritos. Desta forma, o médico terá uma idéia clara do seu estado de saúde e dos seus riscos.
• Faça uma lista dos pontos que você deve explicar ao médico, bem como as perguntas que deseja fazer. Desta forma, você não corre o risco de esquecer pontos importantes a serem mencionados. Lembre-se é de suma importância que seja relatado quaisquer sintomas que o preocupem. Enfatize os problemas mais importantes, porque talvez você não tenha tempo para tratar tudo em uma única visita.
Durante a visita:
• Ao começar a consulta, foque nas questões mais importantes que você sublinhou. Não se esconda do médico, a comunicação entre ambos deve ocorrer de forma clara e sem a ocultação de detalhes, até mesmo para questões como incontinência, uso de tabaco, bebidas alcoólicas, etc. Afinal, sua saúde que está em jogo.
• Tome nota de tudo o que o médico disser, especialmente suas instruções. Esclareça qualquer confusão sobre medicamentos, suas doses, as horas que você deve tomar e se pode acompanhá-los com qualquer alimento.
• Pergunte ao médico quais podem ser as conseqüências do tratamento, como isso afetará suas atividades e se existem outras alternativas.
• Se precisar de informações adicionais ou tiver alguma dúvida, fale ao sair com um assistente do médico ou com um membro de sua equipe.
Depois da visita:
• Verifique com mais calma o material que o médico lhe deu. Se não entender ou não se lembrar bem das informações, ligue para a consulta e peça para falar com o médico ou com um assistente.
• Se não tem certeza de quando deve receber o resultado de algum teste, ligue e pergunte.
• Siga as instruções do médico ao pé da letra. Tome todos os medicamentos na forma prescrita e doses. Não deixe de cumprir com a dieta indicada e exercícios físicos, se fizerem parte do tratamento.
• Faça o trabalho de acompanhamento. Informe ao médico qualquer alteração que ocorra em seu corpo, ou qualquer reação negativa da medicação prescrita.
Se ajudar a facilitar o trabalho do médico, não apenas terá uma boa comunicação com ele, mas compreenderá melhor a condição que afeta você e o tratamento que fora indicado.
Pronto, esperamos ter te ajudado a compreender a importância de uma simples consulta e que ao se organizar e ajudar a facilitar o trabalho do médico, não apenas terá uma boa comunicação com ele, mas compreenderá melhor a condição que afeta você e o tratamento que fora indicado. Em caso de dúvidas, nos informe no comentário. Ficaremos muito felizes em ajudar.