Está pensando em voltar para a academia? Então não deixe de conferir este artigo antes para saber quais cuidados você deve ter neste retorno!
A pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) afetou a rotina de todo mundo de uma forma ou de outra.
E as pessoas que costumavam malhar e se exercitar tiveram suas práticas interrompidas ou mudadas, afinal, as academias e outros espaços relacionados tiveram que fechar devido às medidas de segurança e isolamento social.
No entanto, aos poucos, por conta da flexibilização, esses ambientes estão voltando a funcionar.
Por isso, se você quer retornar à academia nesta nova realidade, então não deixe de conferir este artigo até o final para saber informações essenciais sobre os cuidados que você deve ter!
Como voltar à academia de maneira segura?
Informe-se
Antes de voltar para a academia, é importante que você busque informações sobre as medidas de segurança/higiene que estão sendo adotadas pela academia que você costumava ir.
- Eles estão seguindo todos os protocolos?
- Estão respeitando o espaçamento necessário no ambiente?
- Os funcionários estão usando máscaras?
- Estão medindo a temperatura antes das aulas?
- Há álcool em gel disponível no ambiente?
- Eles estão adotando um sistema de agendamento de treinos?
- E o ambiente está sendo mantido arejado?
Faça uma pesquisa sobre essas e outras informações e veja se é realmente seguro voltar. Atente-se com a higienização do local. Talvez mudar de academia seja a melhor opção para este momento.
É melhor ir em um local seguro do que colocar a sua saúde e vida em risco.
Máscara e álcool em gel
O segundo ponto que deve ser ressaltado aqui é sobre a utilização da máscara e do álcool em gel.
Ou seja, além da roupa adequada, da garrafinha de água e da toalha de mão, esses outros dois itens serão a partir de agora seus novos “companheiros de treino”.
Isso porque, a pandemia ainda não acabou e mesmo com as flexibilizações é fundamental que você continue se protegendo para não ser contaminado.
Portanto, toda vez que for treinar, utilize a máscara e o álcool gel para se proteger.
Além disso, antes e depois de usar um equipamento, limpe-o com álcool. Assim, ele estará limpo para você e para as próximas pessoas que forem utilizá-lo.
Compartilhamento de objetos/itens
Não compartilhe sua garrafinha, toalha, fone, luva ou qualquer outro item/objeto com frequentadores da academia. Afinal, você não sabe como está sendo o cuidado dessas pessoas em relação à covid-19. Portanto, não arrisque.
Hidratação
Sempre que for treinar leve uma garrafinha com você. Isso porque, aquele bebedouro inox que costumava ter em academias, provavelmente estará desativado agora.
E mesmo que esteja funcionando, não é o mais aconselhável ficar utilizando-o, já que outras pessoas colocam a mão e a boca nele (sendo um local de fácil contaminação).
Portanto, ande sempre com uma garrafinha de água e não esqueça de se hidratar antes, durante e depois do treino! O ideal é ingerirmos pelo menos 2,5l diários.
Treinos
Neste retorno, independente do seu nível, é importante que os treinos sejam mais moderados. Dessa forma, você evitará estresses musculares e lesões.
Até porque você não quer voltar agora para a academia e ter que parar de novo porque se machucou, não é verdade? Tenha calma e respeite seu corpo, bem como seus limites.
E por que é tão importante voltar de forma mais gradativa? Porque muitas pessoas pararam de treinar ou diminuiram a intensidade, por exemplo, se exercitando como dava em casa.
Logo, voltar exigindo muito do corpo não é a melhor escolha. Diminua as cargas, séries e/ou as repetições e não tente “correr atrás do prejuízo” assim que voltar. Volte aos poucos.
E claro, não deixe de consultar o profissional que trabalha na academia, com certeza ele poderá te guiar e orientar nesse retorno.